Agricultores fecham vias no PI em protesto após perdas de 90% imprimir publicado em: 23 / 08 / 2016

trabalhadoresPelo menos 3 mil pessoas participam nesta terça-feira (23) do 21º Grito da Terra Piauí, comandado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI). O grupo tem uma extensa pauta de reivindicação e estima perdas nas safras de até 90%, devido à estiagem. Em protesto, manifestantes fecharam uma das vias da Avenida Marechal Castelo Branco e agora seguem pela Frei Serafim até a Praça Pedro II.

Os trabalhadores aguardam posicionamento do governo do estado na praça localizada próximo à sede do governo, o Palácio de Karnak. Uma reunião aconteceu ontem entre representantes dos trabalhadores e do governo e Elisângela Moura, presidente da Federação, comentou as reivindicações da categoria.

“Queremos uma Emater estruturada para oferecer assistência técnica para os agricultores, pedimos solução ao problema da estiagem, já temos mais de 90 cidades em situação de emergência e é necessária principalmente uma política de convivência com o semiárido, porque só carro pipa não resolve”, declarou.

Segundo a presidente, a Federação trabalha com dados de perda total das safras dos pequenos agricultores, em especial de milho e feijão. A quantidade de chuva somente foi satisfatória, segundo ela, no mês de janeiro. “Em fevereiro, março e abril não teve chuva, as perdas foram de mais de 90%”, disse.

Ela falou ainda sobre problemas não diretamente relacionados ao trabalho do campo, mas que afetam diretamente os agricultores e, em especial, a mulher trabalhadora rural.

alepi

“Um dos nossos pedidos foi a criação de delegacias regionais de mulheres. O Piauí enfrenta uma intensa violência contra a mulher. Recentemente perdemos a vice presidente do sindicato dos trabalhadores de Palmeirais,  que foi violentamente assassinada. Nosso protesto se volta ainda em prol da democracia, pelo momento delicado e que consideramos de grande retrocesso no país”, disse.

Ao todo, segundo a presidente, o Piauí possui hoje mais de 180 mil trabalhadores rurais, com base em estimativas do Garantia Safra. Pelo menos 196 cidades concentram a categoria.

Cidadeverde.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas