Anatel alerta para desligamento do sinal analógico de TV no PI imprimir publicado em: 20 / 04 / 2018

anatelO presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, alerta que a partir do dia 30 de maio deste ano, a programação dos canais abertos de televisão será transmita apenas pelo sinal digital nas cidades de Teresina (PI), Demerval Lobão (PI) Lagoa do Piauí (PI) e Nazária (PI). No Maranhão, a cidade de Timon também terá o sinal analógico desligado.

“Até agosto deste ano, todas as capitais brasileiras estarão com o sinal analógico desativado. E, até o final deste ano, boa parte das cidades do interior passará pelo processo de desligamento. Se ainda assim, algumas localidades não tiver o sinal analógico desligado, o prazo final é de 2023”, explicou o presidente da Anatel.

Juarez Quadros ressaltou que não poderia ocorrer o desligamento do canal analógico de televisão terrestre em um único dia. Por isso, foi organizado todo um planejamento, em etapas, para que todos os moradores não fiquem prejudicados e os responsáveis pelos radiodifusores tenham uma melhor organização e adaptação, pois o processo de mudança não é tão simples.

Hoje também será realizada a entrega gratuita de kits digitais para as pessoas cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

“Ainda faltam 33 mil famílias receberem os equipamentos, na ordem de R$ 170 mil. No total, 150 mil famílias serão beneficiadas gratuitamente em Teresina e nos quatro municípios. Já foram distribuídos 117 mil kits”, ressaltou Quadros.

Já o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, esclareceu que o processo de transição ocorre de maneira tranquila.

“Nós já passamos por 13 capitais e nós, da Seja Digital, temos uma bandeira de ‘não deixar ninguém para traz’ e estamos conseguindo cumprir nossa meta. Esse projeto é de inclusão e a TV Digital traz uma melhor qualidade de imagem e som para a população, além de inclusão pelo serviço de banda larga e internet imóvel, que é uma demanda muito forte; essa frequência nova com o desligamento do sinal analógico melhora o sinal da internet”, destacou Martelletto.

Distribuição de Kits

A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal.

A lista com os nomes é fornecida pelo Governo Federal para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos de antena digital e conversor com controle remoto.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das 5 cidades deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Cidadeverde.com

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas