Anvisa acha substância cancerígena em alisantes de cabelo imprimir publicado em: 20 / 03 / 2018

substanciaAgência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização de quatro alisantes que estavam sendo oferecidos no mercado. O motivo da apreensão foi o fato de esses cremes produtos apresentarem quantidades de formol em níveis fora do limites tolerado pela legislação.

Os produtos proibidos são respectivamente todos os lotes de Maxxdonna Profissional Matutinha e Ingel Maxx Premium, Forever Liss Professional. Estes produtos não podem mais ser vendidos ou divulgados. Além disso, lotes específicos da Forever Liss Btox e Bio Amazônia também foram proibidos.

De acordo com entidades de saúde, o formol é uma substância cancerígena. E a sua presença em doses acima do tolerado pode causar problemas de saúde, seja pelo contato com a pele, com os olhos ou inalação.

As pesquisas foram feitas pelo Laboratório central de Saúde Pública de Pernambuco.

A decisão impede os produtos de serem distribuídos, divulgados, comercializados e utilizados.

Uso permitido do formol

Devido ao seu aspecto tóxico, o uso do formol em produtos cosméticos é limitado, sendo permitido apenas como conservante, na concentração de 0,2%, mas nunca como alisante.

Escova de cabeleireiro em casa

O cabeleireiro Cleber Lopes, do Cleber Lopes Beauty & Life Institute, em São Paulo deu algumas dicas para quem quer fazer uma escova de salão em casa:

Lave os fios

Se o cabelo amanheceu ou anoiteceu horroroso, a primeira coisa a fazer é correr para o chuveiro. Lave com seu xampu e condicionador favoritos e, ainda no banho, desembarace os fios. Tire todo o condicionador e, se a crise for causada pelo volume de arapuca, aproveite para passar um leave-in (aqueles cremes que dispensam o enxágüe) só no comprimento.

Retire a umidade

Caso não pretenda passar horas frente do espelho segurando o secador, o jeito é tirar o excesso de umidade com a toalha. No entanto, esqueça aquela ideia de esfregar a dita-cuja na cabeça. Basta pressionar, com cuidado, ensina o cabeleireiro Cleber. Terminando, passe um pente de dentes largos para manter os fios soltos e sem nós.

Fuja dos erros

Só para garantir, você está proibida de: torcer os fios (eles não são a sua toalha de banho); esfregar a toalha na cabeça e deixar aquele famoso restinho de condicionador. Isso tudo só enfraquece o cabelo, que quebra mais fácil, explica o cabeleireiro Cleber.

Use termoativos confiáveis

Sabe os famosos cosméticos termoativados, que prometem dar vida ao cabelo com a ajuda do secador? Então, nem sempre o milagre acontece. Os impostores estão por toda a parte e, para evitar surpresas, dê uma conferida na textura do produto que você compra. Cleber indica os de consistência suave, assim o cabelo não perde o brilho natural. (aprenda a retocar em casa sua tintura)

Escolha uma boa escova

Agora que a faxina está terminada e boa parte do mau humor já desceu pelo ralo do banheiro, é hora de partir para a escova em si. O primeiro passo? A escolha de uma boa escova, óbvio. As melhores têm cerdas de javali, mais macias, diz Cleber. Já as de nylon são recomendadas para mulheres de cabelo grosso. O tipo de fio, liso ou encaracolado, também interfere na decisão. Os lisos pedem uma escova térmica para modelar melhor a ponta, e os encaracolados exigem uma escova mista (de cerâmica, com íons e cerdas) para alisar e modelar.

Fazendo a escova

Com tudo em mãos, comece a secar o cabelo com o secador e a ajuda das mãos com cuidado para não embaraçar. Quando os fios estiverem apenas úmidos, faça divisões em diagonais e trabalhe e madeixa por madeixa para que a raiz não fique marcada.

Posição do secador

A forma como você direciona o secador também influencia no resultado final. O bico precisa ser posicionado na diagonal e o jato de ar tem de seguir de cima para baixo (ou da raiz para as pontas). Assim, as escamas dos fios se fecham evitando o efeito arrepiado, desvenda Cleber.

Da raiz para as pontas

Cada mecha separada deve receber o mesmo tratamento. Comece pela raiz, alisando bem. Passe para a metade do comprimento para dar brilho ao cabelo e, por último, modele as pontas. Os três passos são o segredo de uma escova linda e com movimento.

Jato frio ou chapinha

Para quem tem cabelo liso e com pouco volume, a dica é terminar a escova com um jato de ar frio. Ele dá mais movimento ao penteado. Mulheres com fios cacheados, que capricharam no look liso por um dia, precisam do toque final dado pela chapinha.

Use um finalizador

Um bom finalizador aumenta o prazo de validade do seu sossego. Mas fique atenta ao rótulo e evite aqueles que contêm silicone na fórmula, principalmente se você tiver tendência à oleosidade. As chances de ficar com uma aparência sujinha são altas.

Fixação

Nos dias úmidos, principalmente, a fixação dá quase tanto trabalho quanto a escova em si. Há uma gama imensa de sprays, mas com diferentes níveis de fixação. É recomendável o uso do spray seco e de fixação média e sem exagero para que o cabelo não fique com o aspecto duro e sem balanço.

Terra

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas