Após decisão judicial, Cartório do 2º Ofício reabre na zona Leste imprimir publicado em: 23 / 01 / 2017

Ricardo Gentil

Corregedor de Justiça, Ricardo Gentil, estará presente na abertura dos trabalhos do 2º Ofício de notas que acontece hoje

Será reaberto nesta segunda-feira (23) o Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Teresina na zona Leste. A descentralização do cartório se deve ao cumprimento de lei estadual que estabelece a necessidade de as serventias extrajudiciais se localizarem em sua área de circunscrição. O ato de abertura da serventia acontecerá às 10h e contará com a presença do corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Ricardo Gentil. Já o reinício do atendimento à população se dará a partir das 12h.

Desde maio de 2016, o 2º Ofício é administrado por Maria do Amparo Portela, interventora nomeada pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI). Na época, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, corregedor-geral, determinou o afastamento definitivo da tabeliã Lysia Bucar Lopes de Sousa do cartório conhecido como cartório Naila Bucar.

O processo foi instaurado quando documentos demonstravam que Lysia Bucar foi efetivada na titularidade da serventia em 1989 sem a realização de concurso público, por ato fundamentado na Constituição do Estado, o que constitui uma atividade irregular.

Sebastião Martins decidiu ainda descentralizar a atuação de registro de imóveis nos cartórios da capital e, na prática, autorizar a abertura de cartórios em outras regiões de Teresina, de acordo com sua área de circunscrição.

 Além disso, a decisão do desembargador, proferida no ano passado, afirma que no período de 2010 a 2016, Lysia Bucar deixou de recolher R$ 23 milhões ao Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário Piauiense – Fermojupi, o que configura sonegação fiscal e improbidade administrativa.

Agora, de acordo com Felipe Fonseca, tabelião substituto da serventia, serão disponibilizados no novo prédio todos os serviços já oferecidos anteriormente à população. O prédio também abrigará as atividades do Cartório do 8º Ofício de Registro de Imóveis de Teresina.

portalodia.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas