Assembleia aprova empréstimo de U$ 20 milhões para semiárido imprimir publicado em: 04 / 07 / 2012

Foi aprovado ontem (03) pelo plenário da Assembleia Le-gislativa uma operação de crédito de US$ 20 milhões (cerca de R$ 40 milhões) junto ao Fida (Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário) para ações de convivência com a seca no semiárido. O governador Wilson Martins vem trabalhando a liberação do recurso desde março deste ano, quando recebeu técnicos da agência no Piauí. O dinheiro será destinado a projetos na região do semiárido do Piauí, onde mais de 170 municípios decretaram situação de emergência em função da seca.

De acordo com o secretário de Fazenda, Silvano Alencar, o recurso está disponível há pelo menos dois anos, mas só agora o Governo vem trabalhando os projetos nos quais eles serão usados. O Fida é uma agência das Nações Unidas que tem como principal objetivo fornecer financiamento direto e mobilizar recursos adicionais para programas especificamente destinados a promover o avanço econômico dos pobres rurais, principalmente através do melhoramento da produtividade agrícola.

A operação de crédito virá para suprir várias carências da região. O principal objetivo do Fundo é proporcionar à população rural, comprovada-mente em situação de pobreza, a oportunidade de melhorias a partir do desenvolvimento de projetos voltados para a produção e capacitação das comunidades, envolvendo especialmente as mulheres, jovens e afrodescendentes. A proposta é que o projeto seja implementado em quatro Territórios do Desenvolvimento que são o Vale do Sambito, Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Serra da Capivara, envolvendo 32 municípios escolhidos a partir do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Com informações do Jornal Diário do Povo

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas