Banana é rica em nutrientes e possui vários benefícios para a saúde imprimir publicado em: 30 / 08 / 2016

A banana, o quarto alimento mais produzido no mundo e uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, também é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio. Por ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe o status de ‘alimento dos atletas’, já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares. Originária do sudeste da Ásia, a fruta está presente em muitos países, inclusive no Brasil e, por aqui as principais variedades da fruta que você pode encontrar são: banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro. Outro fator que a deixa tão presente em nossas mesas é o seu valor. “Por ser encontrada a preços populares ela sempre está presente à mesa dos brasileiros”, afirma a nutricionista Dafne Oliveira.

bananaNo entanto, a banana traz outros benefícios à saúde. Uma coisa que ninguém sabe é que a fruta é um excelente aliado para quem precisa combater a insônia. “A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite”, revela a nutricionista. Já para aqueles que estão pensando em emagrecer e precisam conter os ataques à geladeira, a banana é indicada também como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Isso também ocorre por causa do triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela é uma opção certeira para quem está de dieta.

Outra variedade que faz muito bem para o organismo, mas ainda é pouco consumida é a banana verde. Segundo a nutricionista, a fruta nesse estágio é um excelente alimento funcional. “Por ainda estar verde, a banana concentra altas quantidades de fibras solúveis como a inulina, sendo considerada um prebiótico natural, ou seja, substância que ajuda na proliferação das bactérias boas presentes no intestino”, comenta Dafne. Para quem nunca experimentou banana verde, a nutricionista ainda explica que existe diferentes jeitos de consumir a fruta. “Ela pode ser ingerida na forma de farinha ou de biomassa (conseguimos obter mais benefícios com esta última). A farinha pode ser adicionada em refeições, líquidos, frutas, e até em bolos e pães. Já a biomassa, pode ser batida com um suco ou vitamina”, conclui.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas