Campanha de Vacinação contra raiva acontece neste sábado em Teresina imprimir publicado em: 03 / 12 / 2016

animalsNeste sábado (3) acontece em Teresina o dia D da etapa urbana da Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A abertura será na Praça Santa Teresinha, que fica em frente à igreja católica do bairro Satélite, Zona Leste da capital. Mais de 260 postos estarão espalhados por toda a cidade para a imunização de cães e gatos, das 8h às 17h.

Em Teresina, a campanha é organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e tem a meta de imunizar mais de 140 mil cães e gatos contra a raiva. A capital piauiense não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986, já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

A gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, destacou que a vacina que é a forma de prevenção mais segura contra a raiva e é disponibilizada para toda a população de forma gratuita.

“Para que possamos continuar com uma estatística positiva da doença em nossa cidade, pedimos que todos levem seus cães e gatos ao posto mais próximo, e chamem seus amigos e familiares que também possuam animais de estimação”, falou.

A gerente orienta que a população dê preferência ao horário da manhã, por ser mais fresco e confortável, assim como evitar a formação de filas ao fim do dia e eventual estresse entre os bichinhos. “Para gatos, recomendamos que sejam levados na caixa de transporte ou sacos de estopa ou nylon. Para cães, o ideal é o uso de guia ou corrente”, disse.

Nas próximas semanas será realizada ainda a etapa da vacinação correspondente à zona rural, cuja logística se difere da etapa urbana. “Na etapa rural não são montados postos fixos de vacinação; as equipes da FMS vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, informou Oriana Bezerra.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas