Computação em nuvem traz desafios e oportunidades às empresas imprimir publicado em: 02 / 09 / 2016

nuvemO momento é de transição. A evolução da tecnologia trouxe ao mundo a era da computação na nuvem. E estamos bem no meio dessa evolução.

Os sistemas de computação na nuvem representam uma enorme oportunidade para as empresas. Mas, são, também, um gigantesco desafio.

A transição começou há alguns anos, e deve se estender ainda por mais cerca de uma década. Essa é a janela de tempo em que as empresas dos mais diferentes segmentos estão saindo de um modelo em que tudo era feito “dentro de casa” para um mundo diferente, em que boa parte dos sistemas de computação está em grandes datacenters.

Mas, esse não é um movimento automático. Muitas empresas perceberam que o caminho para esse novo mundo passa pela nuvem híbrida, em que estrutura internas convivem com estrutura externas.

Se para alguns a nuvem híbrida pode ser a melhor resposta, para a maioria o futuro são as chamadas nuvens públicas puras, um mercado em que várias empresas já disputam território na oferta de serviços.

Como consequência dessas grandes transformações, os datacenters modernos – sejam aqueles “dentro de casa” – sejam aqueles que alimentam as nuvens públicas – também são palco de grandes desafios. Eles precisam ser cada vez mais flexíveis, capazes de suportar cargas de trabalho variáveis e atender aplicações isoladas, como aplicativos para o mundo móvel, por exemplo. E é nesse contexto que a plataforma UCS da Cisco representa um enorme diferencial.

Olhar Digital


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas