Decreto de Temer paralisa ainda mais ações na região do Matopiba imprimir publicado em: 04 / 10 / 2016

matopibaO governo de Michel Temer decidiu extinguir a área administrativa do Ministério da Agricultura responsável pela Região do Matopiba, acrônimo para definir a região de cerrado nos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

A medida consta no decreto número 8.852, de 20 de setembro, publicado no Diário Oficial da União, que vale a partir de 19 de outubro.

O decreto recria o Departamento de Café, Cana-de-açúcar e Agroenergia, extinto na gestão de Kátia Abreu no Ministério da Agricultura.

Na contramão da antecessora no cargo, a senadora Kátia Abreu (TO) que tinha no Matopiba uma de suas bandeiras à frente da pasta, Blairo Magggi, senador por Mato Grosso, não quer botar cereja no bolo de um projeto da colega de agronegócio.

Logo que assumiu a pasta, Maggi já informava que o projeto do Matopiba seria modificado, porque estaria dentro dos padrões no momento econômico do país.

Com investimentos projetados em R$ 29 bilhões, o projeto de desenvolvimento do Matopiba foi considerado inadequado à realidade econômica do país por Maggi, que prometeu levar uma nova proposta à avaliação dos governadores dos Estados da região.

Dos quatro governadores, três são aliados da ex-presidente Dilma Roussef: Wellington Dias (PT-PI), Flávio Dino (PCdoB-MA) e Rui Costa (PT-BA). Somente Marcelo Miranda (PMDB-TO) é aliado de Michel Temer.

Até o momento, as adequações não foram apresentadas por Blairo Maggi.

O projeto que cria a Agência de Desenvolvimento do Matopiba também está parado na Câmara dos Deputados, onde tramita sob regime de prioridade, mas teve sua ultima movimentação no dia 7 de junho, quando foi escolhido o relator do projeto, deputado Átila Lins (PSD-AM).

O projeto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff no dia 7 de maio, durante inauguração da sede própria da Embrapa em Palmas, a menos de uma semana de seu afastamento pelo Senado.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas