Deixar carregador do celular na tomada pode incendiar a sua casa? imprimir publicado em: 21 / 03 / 2017

carregador de celularVamos ser sinceros: você se preocupa em retirar o carregador do celular da tomada após a carga ser completa? Vira e mexe o boato de que um carregador deixado largado em uma tomada causou incêndio em uma residência pinta no WhatsApp. Isso é uma realidade ou paranoia exagerada?

Dois especialistas foram consultados para entender melhor a questão. A resposta não é definitiva. Na verdade, dependerá muito do carregador que você usa no seu celular – o ideal é sempre optar por originais ou ao menos homologados pela Anatel.

 O docente diz que os carregadores piratas são perigosos até se há pessoas na residência e que esse tipo de problema é “mais comum do que o normal”. Em suma, alguns desses carregadores não entendem que não há um dispositivo conectado e continuam consumindo corrente elétrica – algo que não ocorre nos originais, a não ser que haja uma luz LED no carregador.

Rede elétrica da sua casa também pode ser vilã

A tese de que um carregador (original) pode incendiar sua casa é boato também é compartilhada por Antonio Carlos Gianoto, professor do departamento de engenharia elétrica da FEI. O docente alerta, no entanto, contra possíveis problemas na rede elétrica da casa que possam ocasionar incêndios nestes casos.

“Precisa ver as condições, tem muita residência detonada. Mas a chance de entrar em curto é pequena. O carregador ligado na tomada sem celular conectado é como se você tivesse um interruptor sem a lâmpada. Não vai haver consumo de corrente. Se houver, não foi ele que provocou. Uma oscilação na rede elétrica é mais provável”, afirma.

Original ou pirata? Deixe sempre fora da tomada

Mesmo com a probabilidade pequena de acidentes ocorrerem com carregadores originais, a dica dos dois especialistas é a mesma: sempre retire o carregador da tomada após encerado o uso. Isso vale tanto para o risco de um raio atingir a rede elétrica da casa e gerar um curto como por uma precaução mesmo.

“O recomendado é mesmo sendo original deixar fora da tomada. E evitar o máximo os carregadores ‘xing ling’, isso é risco de vida, risco de perder o aparelho. Aquele de carro pode até complicar a parte elétrica do carro. A cara dele pode ser igual, mas o que ele faz não é”, avisa o professor João Carlos.

A gente sabe que o preço dos carregadores originais é absurdo e até já comentamos sobre isso. Mas às vezes vale investir um pouco mais em prol de sua segurança.

uol.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas