Detentos aprovados no Enem são homenageados pela Sejus imprimir publicado em: 26 / 01 / 2016

detentos sao homenageadosO secretário da Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, recebeu, nessa segunda-feira (25), reeducandos do sistema prisional do Estado aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio em 2015. Os detentos receberam placas em reconhecimento pela conquista.

Elidiane Barbosa e Ideraldo Leite passaram para o curso de Pedagogia e Sidnei Rodrigues para História, todos na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Já, Fernando Campos e Arilson Silva, receberam certificado de conclusão do Ensino Médio.

Ao falar sobre o motivo que o levou a se inscrever no Enem, Ideraldo Leite da Silva, reeducando da Penitenciária de Floriano, acredita que “a educação liberta o ser humano de todas as amarras”. Ideraldo é músico e mecânico e está há quase dois anos preso.

Para a professora Mirna Maria Martins, a aprovação dos reeducandos no Enem ajuda a melhorar a sociedade de modo geral. “Estamos dando novas oportunidades a quem está pagando por algum erro, mas quer mudar de vida. É preciso acreditar e resgatar a esperança para que a mudança ocorra”, diz Mirna.

O secretário Daniel Oliveira destaca a parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí para desenvolver as atividades educacionais nas penitenciárias e que é preciso investir nos reeducandos que querem mudar.

“Essas pessoas cometeram um erro no passado, mas demonstram que estão buscando o caminho da transformação. Elas servem de exemplo para que os demais também mudem. Com esse espírito vamos buscar a ressocialização”, afirma Oliveira.

De acordo como o gestor, a Secretaria da Justiça vai solicitar ao juiz de Floriano que Ideraldo Leite seja incluído no monitoramento eletrônico e possa frequentar o curso. Elidiane Barbosa vai progredir para o regime semiaberto e Sidnei Rodrigues já está em liberdade.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas