Detran recebe crianças para ação de educação no trânsito imprimir publicado em: 16 / 09 / 2016

detranO Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), recebeu, nesta sexta-feira (16), alunos entre 4 e 5 anos de idade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Mônica Teixeira para realização de atividades sobre educação no trânsito.

As crianças foram recebidas na sede do órgão, onde a EPT funciona. Uma equipe de educadores preparou um pequeno circuito simulando o trânsito, com placas de sinalização, semáforos e faixas de pedestre para que os alunos pudessem colocar em prática o que vinham aprendendo em sala de aula.

“Eles concretizaram a forma correta de se comportar no trânsito, como: ao atravessar a faixa de segurança prestando atenção ao semáforo. Isso é importante porque algumas vezes os pais chegam a comentar com a gente que a criança, ás vezes, chega a repassar isso para os adultos da família”, comentou a diretora da CMEI Tia Mônica, Reijaneide Natália de Sousa Silva.

A educadora infantil informou que as crianças tiveram um contato anterior, em sala de aula, com a educação no trânsito. “Temos um projeto colocado pela secretaria da Educação, neste mês é justamente o mês da semana do trânsito, então como estamos trabalhando essa temática, seria importante que, além da teoria, eles tivessem o contato com essa parte mais prática e aí tivemos o contato com o Detran para trazê-los aqui”, pontuou.

escolaA diretora da EPT, Larissa Caldas, afirma que além de ações envolvendo os condutores de veículos, ciclistas e pedestres, é preciso trabalhar também com as crianças. “Eles são futuros condutores e é importante começar com a educação infantil, principalmente, para que eles também possam conscientizar os pais”, explicou.

Além do circuito, os alunos participaram de uma série de atividades pensadas especificamente para eles. “Foi um momento muito produtivo e criativo. Trabalhamos com a conscientização com relação à faixa de pedestre e os dispositivos de segurança, como a cadeirinha e o uso do capacete. Isso foi feito de forma dinâmica com vídeos, músicas e muita brincadeira”, finalizou a diretora da EPT.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas