Estudantes e professores da Uespi aderem à mobilização nacional imprimir publicado em: 28 / 05 / 2014

sosEstudantes e professores de diversos campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizaram durante esta quarta-feira (28) uma manifestação pedindo por melhorias na instituição.

O movimento acontece no Dia Nacional de Mobilização das Universidades Públicas e Estaduais e Municipais e segundo o presidente da Associação dos Docentes da Uespi, Daniel Solon, a data coincide com um momento crítico da instituição.

“Nós já tínhamos problemas recorrentes como, falta de estrutura, laboratório, auto número de professores substituto, mas o que aconteceu agora foi uma interferência direta do governo na pouca autonomia que a Uespi tinha, que foi a exclusão da folha de pagamento da progressão, promoção e mudança de regime de trabalho, além da redução de 50% de todas as insalubridades dos servidores (docentes e técnicos), isso nunca havia acontecido antes”, afirma Solon.

professorSegundo o professor do curso de Geografia da Uespi de Campo Maior, Sergiano Araújo, a situação é tão critica, que apenas uma chuva é motivo para cancelamento de aulas.

“Quando chove, alaga as salas e não dá para continuar as aulas, já ouve perdas nos laboratórios. A situação é muito triste, essa ação do governo está comprometendo toda a educação, já que é da Uespi que sai a maioria dos professores que atuam na rede pública de ensino”, afirma Sergiano.

Sem professores em 26 disciplinas, e com cerca de 400 alunos, no campus da Uespi de São Raimundo Nonato a situação é igual. “A estrutura física é precária, nós já tivemos salas novas que foram interditadas por problemas na construção, e agora temos muitas disciplinas sem professores”, comenta Jairo Bispo de Oliveira, aluno de pedagogia em São Raimundo Nonato.

Após a concentração, realizada no canteiro central da Avenida Frei Serafim, o protesto interrompeu uma via da avenida rumo ao Palácio de Karnak, onde o grupo fará uma intervenção com faixas e pinturas.

PortalAZ


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas