Estudo diz que há mais de 18 mil modelos de aparelhos Android imprimir publicado em: 22 / 08 / 2014

É fato conhecido que a diversidade de modelos Android, com smartphones e tablets de todos os tamanhos e especificações gera uma fragmentação grande do sistema. Um estudo da OpenSignal tenta mensurar exatamente quão fundo vai esta situação. O dado mais incrível da pesquisa foi que a empresa conseguiu encontrar 18.796 modelos diferentes rodando uma versão do sistema operacional.

androidA empresa tem um aplicativo que coleta informações de redes de internet móvel para apresentar quais são as empresas que oferecem o melhor serviço e cobertura. Ao mesmo tempo, coleta alguns dados dos aparelhos dos usuários, nos quais se baseou para fazer o estudo, que levou em consideração 682 mil dispositivos.

O estudo mostrou que a variedade de modelos aumentou bastante no último ano, considerando que em 2013 a pesquisa revelou 11.868 aparelhos diferentes. Contudo, é lógico esperar que o número só aumente, afinal de contas, novos celulares e tablets são lançados quase diariamente, e aqueles que já estão nas mãos dos usuários não desaparecem do dia para a noite.

Outra informação importante que fica evidente no ecossistema Android é a dominância da Samsung, com mais de 43% do mercado. Embora a participação tenha caído em relação a 2013, quando foi computada uma fatia de 47,5%, nenhuma outra empresa sequer chega perto. Sony, LG e Motorola nem chegam a 5% cada. Além disso, Dos 13 aparelhos mais populares, 12 são da Samsung.

O app mostra o que já se sabe pelos dados oficiais do Google, que o Android Jelly Bean, variando entre as versões 4.1 e 4.3, é o mais popular do mundo, mas indica também uma relação direta entre a renda per capita de um país e a proporção de dispositivos que estão nas gerações mais recentes do sistema. Quanto mais rico, mais atualizados são os dispositivos de um país.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas