Evernote volta atrás e não vai deixar funcionários lerem anotações imprimir publicado em: 19 / 12 / 2016

evernoteA Evernote, desenvolvedora do aplicativo de anotações do mesmo nome, voltou atrás em uma mudança que a companhia havia anunciado para a política de privacidade. As alterações deixavam as anotações dos usuários abertas para serem lidas por alguns funcionários da Evernote com o intuito de melhorar o algoritmo de “machine learning” (aprendizado de máquina) usado pelo aplicativo.

Ainda será possível liberar a leitura das anotações e usar o recurso, mas os usuários terão de manifestar o interesse em autorizar esse acesso. O Evernote tem milhões de usuários: só no Google Play, o app acumula 1,4 milhão de análises e mais de 100 milhões de downloads.

“Anunciamos uma mudança em nossa política de privacidade que fez parecer que não nos importamos com a privacidade dos nossos clientes ou de suas anotações. Essa não foi a intenção e nossos clientes nos deixaram cientes do nosso erro de modo muito claro. Nós os ouvimos e estamos agindo imediatamente para arrumar isso”, afirmou o CEO do Evernote, Chris O’Neill, na quinta-feira (15).

A Evernote pretendia permitir que funcionários acessassem as anotações para fiscalizar o funcionamento da tecnologia de aprendizado de máquina.

As anotações visualizadas teriam informações pessoais censuradas e o funcionário não teria como saber a quem elas pertencem. Esses funcionários também fariam parte de um conjunto restrito da equipe que recebeu treinamento específico para lidar com as informações e proteger a privacidade dos usuários. Isso não foi o suficiente para evitar reclamações.

A mudança entraria em vigor no dia 23 de janeiro de 2017. Uma nova política de privacidade ainda vai entrar em vigor nesse mesmo dia, mas ela não dará acesso automático ás anotações dos usuários para a equipe da Evernote.

“Machine learning” ou “aprendizado de máquina” é um tipo de tecnologia em que o sistema é programado para reconhecer certos padrões definidos de forma não rígida pelo utilizador. O recurso pode ser útil para destacar ou organizar conteúdo, por exemplo. O Evernote usa a tecnologia para automatizar a criação de listas de tarefas e itinerários de viagem, entre outras coisas.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas