Ferramenta orçamentaria ajudará na transparência da UESPI imprimir publicado em: 30 / 01 / 2017

uespiO lançamento do Sistema de Controle Financeiro (SISCONF) da Universidade Estadual do Piauí, ocorreu na manhã desta segunda (30), no auditório do Palácio Pirajá. A ferramenta que tem como objetivo auxiliar a Pró-reitoria de Planejamento e Finanças (Proplan) na transparência dos processos de pagamentos da IES e visa contribuir com um espaço participativo, integrado e eficiente. O SISCONF já está disponível na área de serviços do site da universidade.

O sistema foi criado para permitir que fornecedores, colaboradores e o público em geral possa acompanhar o fluxo de pagamentos feitos pela universidade. Os processos que já são geridos pela Proplan, serão cadastrados no SISCONF, permitindo o acesso do status do processo pelos usuários, ou seja, através da ferramenta, o usuário pode visualizar se o processo foi solicitado, empenhado e liquidado.

De acordo com o Pró-Reitor da Proplan, Paulo Henrique Pinheiro, a ferramenta vai garantir um parâmetro da execução orçamentária da IES. “Nós vamos alimentar e monitorar o sistema dentro de um período de 24 horas, após a entrada do processo”, explica. Ele destaca que o sistema é oriundo de uma necessidade que a Pró-reitoria diagnosticou, devido aos questionamentos sobre as datas de pagamentos feitas pela instituição.

O sistema que foi desenvolvido pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da IES, contará com um suporte permanente. Para o Pró-reitor, isso contribui com a manutenção do sistema e potencializa o trabalho feito pelo desenvolvimento de software da UESPI. O sistema possuirá 3 versões, a primeira foi lançada hoje. O sistema terá um espaço para sugestões e críticas de quem utiliza do serviço.

O Diretor do Núcleo de Processamento de Dados (NPD), Maurício Rocha, explicou as funcionalidades do sistema através de uma simulação dos processos, tais como: o cadastro dos setores da Proplan, dos usuários responsáveis pela alimentação do sistema, e o acesso dos usuários externos. O diretor lembrou que para o sistema evoluir, é importante que a comunidade acadêmica utilize.

O Reitor da Uespi, Nouga Cardoso, disse que a administração superior fica muito feliz com a conquista. “Esse trabalho trata de uma política de transparência, um gestor público deve ser transparente em todas as duas ações”, afirmou. Na ocasião, reitor ressaltou que o documento tem sido instrumento de exemplo para outras secretarias do estado do Piauí. O SISCONF foi estabelecido em uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021.

A diretora de Planejamento e Orçamento da Proplan(DIPLAN), Roseane de Carvalho Leal, frisou que o sistema será muito útil, tanto na elaboração do planejamento financeiro do próximo ano, no qual o setor é responsável, quanto no acompanhamento mais preciso dos dados que eles gerenciam. “ Nós recebemos muitas solicitações de professores e alunos com seus processos individuais. Então, o sistema vai facilitar a informação individual, quanto o acesso a relatório que a DIPLAN tem que fornece quando é solicitado”, disse. Além disso, ela destaca que o sistema vai permitir uma melhor relação com a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e Secretaria de Planejamento (SEPLAN) do estado.

A Pró-reitora adjunta da PRAD(Pró-reitoria de Administração e Recursos Humanos), Rosineide Candeia, falou que iniciativa é muito importante, feita em um momento que tanto se cobra transparência. “Como já fui diretora de campus do interior, vejo esse sistema como um grande avanço, principalmente, para os nossos discentes terem acesso as informações do pagamento das bolsas”, conclui.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas