Fies vai ter pelo menos o mesmo nº de vagas novas que em 2016 imprimir publicado em: 13 / 01 / 2017

ministroO ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou, na tarde desta sexta-feira (13), que o governo federal deve abrir , para 2017, pelo menos o mesmo número de vagas novas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2016. Em visita ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, ele afirmou que o total do ano passado chegou a 220 mil contratos de financiamento de cursos de graduação em universidades e faculdades particulares.

“Estão assegurados os financiamentos para o primeiro semestre de 2017”, afirmou ele, que descartou a possibilidade de descontinuidade da abertura de vagas. Essa é a primeira vez que o governo federal deu um indicativo de quantas vagas poderão ser abertas no programa, que atualmente financia cursos de graduação a cerca de 1,5 milhão de estudantes.

“Nós pegamos o ano passado com 125 mil contratos e sequer havia garantia e nós elevamos a oferta para mais de 220 mil contratos em 2016. Neste ano nós teremos no mínimo a repetição do ano passado. Eu quero crescer, mas não posso afirmar quanto”.

O ministro disse que serão levados em conta os fatores relativos à sustentabilidade do programa. “Não quero dizer que não tenha necessidade de aprimoramento no programa de financiamento.” Ele citou a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), mas disse que o MEC não vai impedir que novos estudantes tenham acesso aos contratos e os antigos sejam renovados.

“Zero de preocupação”, disse Mendonça Filho sobre a auditoria.

Nota do Enem 2016 pode sair no dia 18

O ministro visitou o Impa para falar com o presidente do instituto, Marcelo Viana, sobre a obra de expansão do Impa, que ainda está em fase de licenciamento ambiental, e deve ser concluída em 2021. Mas, em entrevista a jornalistas, ele também disse que pediu ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a antecipação da divulgação das notas da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inicialmente, a consulta individual dos candidatos à nota do exame, pela internet, está marcada para a próxima quinta-feira (19). Porém, Mendonça Filho afirmou que quer que essa consulta seja liberada na quarta-feira (18).

Enem 2017 poderá mudar

Mendonça Filho também voltou a dizer que vai abrir uma consulta pública para que a sociedade opine sobre possíveis mudanças na edição 2017 do Enem. As mudanças ainda não foram definidas, mas, segundo o ministro, a consulta pública será aberta na próxima quarta (18).

O Inep afirmou que ainda não há informações sobre por quanto tempo a consulta ficará no ar, mas que a portaria definindo as regras da consulta pública será divulgada na edição do dia 18 do “Diário Oficial da União”.

G1


PDF pagePrint page

PARTICIPE

0 comentário Comente agora!

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas