Firmino faz teste no novo modelo de transporte e diz que precisa de ajustes imprimir publicado em: 03 / 03 / 2018

FirminoO prefeito Firmino Filho e a equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fizeram, no início deste sábado (3), mais um teste no novo modelo de transporte coletivo que está sendo implementado na cidade.

A zona sul, região visitada hoje, será a primeira a utilizar o sistema integrado de forma completa, com todos os equipamentos, corredores e faixas exclusivas. Funcionando ainda em fase experimental, o prefeito avalia que esse é o momento para a realização dos ajustes necessários para que, a partir do dia 17 de março, vai passar a funcionar de forma satisfatória.

Desta vez, o prefeito percorreu o itinerário da linha A732 – Vamos Ver o Sol/Terminal do Bela Vista. Ele subiu no ônibus no Residencial Francisco das Chagas, às 6h15, rumo ao Terminal do Bela Vista. De lá, em outro ônibus, o prefeito seguiu para o centro. Durante a viagem, conversou com usuários e verificou como está a prestação do serviço. Após 24 minutos, desembarcou na Praça João Luís Ferreira e tomou outro coletivo para retornar ao Terminal do Bela Vista, num trajeto que passa pelos shoppings da cidade.

“Nós embarcamos na linha alimentadora do Vamos Ver o Sol até o Terminal do Bela Vista, do terminal fomos para o centro, até a praça João Luís Ferreira, e voltamos para o terminal pela linha que passa pelos shoppings. Acredito que ainda tenha alguns problemas que precisam ser superados, principalmente a chegada no terminal com a saída para o centro. O ônibus estava fechado e isso fez com que aglomerassem mais pessoas. Acho que tem alguns ensinamentos que precisamos tirar. Melhorar a fiscalização e o gerenciamento nos terminais, a chegada e saída dos ônibus para o centro. É um processo de aprendizagem”, afirma o prefeito Firmino Filho.

Os ônibus das linhas troncais tem uma capacidade de transporte muito maior que as linhas normais. Por isso, o consórcio responsável pela região adquiriu recentemente 30 novos veículos para essas linhas. Os veículos que fazem os percursos dos terminais para o centro são equipados com ar-condicionado. Com o uso exclusivo dos corredores pelos ônibus, as viagens se tornarão mais rápidas e mais confortáveis para o usuário.

A partir do dia 17 deste mês, o sistema integrado na zona sul passará a funcionar de forma completa. Os ônibus terão os corredores e faixas exclusivos para trafegarem nas principais avenidas da região, que passaram por uma transformação. Como eles não disputarão espaço com os veículos de passeio, é isso que permitirá maior agilidade na saída do bairro e chegada ao centro.

Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel, o trabalho das empresas continuará sendo fiscalizado. “Temos algumas medidas a adotar em relação aos terminais, quanto ao estacionamento dos veículos, quanto a maneira de acessar os terminais. Ao longo do percurso, os motoristas ainda estão entrando em faixas que não são as do ônibus. Foi um teste razoável. Esperamos que quando finalizar o sistema, o tempo de viagem seja ainda menor para o usuário. Também é necessário que os motoristas da cidade respeitem o corredor exclusivo do transporte público”, finaliza.

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas