Governo abre 240 mil vagas em cursos de qualificação para Copa de 2014 - Dono da Notícia
Governo abre 240 mil vagas em cursos de qualificação para Copa de 2014   publicado em 29 / 06 / 2012
Ministro do Turismo e Cafu

Ministro do Turismo e Cafu lançam Pronatec Copa, que formará trabalhadores para o Mundial

Estão abertas a partir desta sexta-feira as inscrições para os cursos de qualificação do Pronatec Copa. O programa do governo federal oferece 240 mil vagas em turmas de treinamento para trabalhadores estratégicos para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações, no ano que vem. Todos os cursos são grátis.

As vagas do programa estão divididas entre cursos técnicos e de idiomas. São 30 tipos de cursos técnicos disponíveis, que vão de copeira a sushiman, de camareira e garçom. Também estão abertas vagas em cursos de Inglês, Espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais, usada para comunicação com deficientes auditivos).

Podem fazer os cursos pessoas com mais de 18 anos que vivem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, em seus entornos ou em cidades turísticas perto das sedes do Mundial (a lista das cidades incluídas no programa está transcrita abaixo). Trabalhadores que vivem nas seis cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador) terão prioridade na primeira fase do programa.

Para se inscrever em algum dos cursos oferecidos, basta o candidato acessar o site do Pronatec Copa (pronateccopa.turismo.gov.br) e procurar o link de inscrição, na parte de baixo da página, do lado esquerdo.

Segundo o Ministério do Turismo, houve alguns problemas técnicos no site nesta manhã. Por isso, as inscrições ainda não podem ser feitas. O órgão informou que até o meio-dia o problema será resolvido.

Quando o site estiver funcionando normalmente, o candidato terá de informar seu nome, endereço e CPF para se inscrever em um curso.

Depois disso, o Ministério da Educação fará uma seleção dos inscritos. Os selecionados vão receber um e-mail informando o local e a data de início das aulas. A matrícula no curso terá de ser feita pessoalmente pelo candidato aprovado na seleção.

Candidatos que já trabalham nas áreas dos cursos do Pronatec Copa terão prioridade na seleção para os cursos técnicos. Já para fazer um curso de Inglês ou Espanhol, o candidato já tem que estar trabalhando no turismo. Um comprovante disso será solicitado na matrícula.

Os cursos do Pronatec Copa terão cerca de quatro meses de duração. As aulas serão em escolas do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) ou em instituições federais de educação profissional.

Os participantes receberão auxílio estudantil, alimentação e transporte para frequentar as aulas.

As inscrições vão até o dia 16.

Legado

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o Pronatec Copa será responsável por um dos maiores legados da Copa do Mundo de 2014. Ele disse na cerimônia de lançamento do programa, nesta semana, em Brasília, que os cursos de qualificação promoverão uma melhora significativa no atendimento dos serviços turísticos do país.

“O governo e o mercado estão atentos à oportunidade de melhorar o turismo nacional. O nosso crescimento passa necessariamente pela qualificação dos nossos profissionais”, afirmou Vieira, sobre a necessidade de treinamento dos profissionais do turismo.
uol.com

Comente

publicidade

redes sociais

publicidade

publicidade