Governo aumenta para 31% o número de detentos estudando no PI imprimir publicado em: 06 / 03 / 2017

canal educaçãoO Governo do Estado, através das secretarias de Justiça e de Educação, matriculou 1.307 detentos para o ano letivo no sistema prisional do Piauí. As aulas iniciaram no dia 13 de fevereiro.

Esse número indica que 31,2% das pessoas privadas de liberdade no Piauí estão, hoje, em sala de aula nos presídios do Estado, considerando o total de detentos, que é de cerca de 4.192, atualmente.

Em relação a 2016, houve, portanto, crescimento no número de detentos estudando, já que, o ano foi encerrado com 20% de presos em sala de aula – ou seja, 838, em relação ao total de 4.182.

Em comparação à média nacional de pessoas privadas de liberdade estudando no sistema prisional (12,8%), o crescimento foi ainda maior – quase o triplo do percentual.

Comparando os números de 2017 e 2014 – quando apenas 164 detentos estudavam no sistema prisional do Piauí –, o aumento foi de 512%, de acordo com o Núcleo de Estatísticas da Secretaria de Justiça.

De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí, funcionam no sistema prisional do Estado os programas Educação de Jovens e Adultos (EJA), Brasil Alfabetizado e Canal Educação.

Ainda segundo o órgão, 13 presídios contam, hoje, com algum programa educacional, atendendo à meta do Governo de universalizar o ensino prisional no Estado.

Na visão do secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o aumento no número de presos estudando reflete a preocupação do Estado em garantir acesso pleno à educação.

“Entendemos que apenas com educação podemos promover a transformação social necessária para vivermos em harmonia. Oportunizar, também às pessoas privadas de liberdade nos presídios, acesso à educação é fortalecer as bases da cidadania”, diz o gestor.

A secretária de Educação do Estado, Rejane Dias, observa que, ao ser levada para o sistema prisional, “a educação é vislumbrada em sua plenitude, permitindo aos reeducandos e à própria sociedade contemplarem a sua real função transformadora”.

 

roda

 


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas