Governo pede intervenção federal para crise em presídio no Piauí imprimir publicado em: 09 / 10 / 2017

O governador Wellington Dias e o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, estão em Brasília para se reunirem com o Ministro da Justiça, Torquato Jardim.  A reunião tem como objetivo solicitar intervenção do governo federal na crise que assola o sistema prisional do Estado.

O encontro está previsto para a tarde desta segunda-feira (9). O secretário Daniel Oliveira adiantou que irá solicitar a presença da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

A FTIP é formada por agentes penitenciários federais, estaduais e do Distrito Federal. O grupo foi criado pelo governo Federal em janeiro de 2017 quando houve crises no sistema prisional de Manaus e Natal. Segundo o Ministério da Justiça, a força atua dando apoio aos governos estaduais em “situações extraordinárias de grave crise no sistema penitenciário”.

“A intenção é garantir a normalidade dos serviços e segurança da população e recapturar os foragidos. Já transferimos mais de 130 presos da Penitenciária de Esperantina e estamos preparando uma nova transferência. A Força-Tarefa Intervenção Penitenciária é como se uma força nacional, mas para os presídios. Vamos solicitar para garantir que possamos superar esse momento delicado”, disse o secretário.

O secretário disse, ainda, que a Sejus está investigando junto com a Polícia Civil, as circunstâncias das duas fugas registradas na penitenciária em menor de 48 horas. O gestor garante que vai punir os responsáveis.

Dos 85 presos que fugiram da penitenciária de Esperantina entre sexta-feira (6) e a noite desse domingo (8), 32 foram recapturados  e 53 continuam foragidos. Por conta da crise no sistema prisional, a população do município vivencia uma “onda de insegurança” e aulas e serviços públicos sofreram suspensão nesta segunda (9).

Daniel destacou que mais de 70 integrantes das forças de segurança do Estado estão em Esperantina reforçando o policiamento do município.

São 22 homens do Comando de Policiamento Especializado; 10 homens da Tropa de Choque de Teresina; 10 da Força Tática de Esperantina; 6 do Batalhão Tático Aéreo de Polícia Militar; 6 do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte; e cerca de 20 guarnecendo o presídio do município.

Cidadeverde.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas