HGV amplia leitos de UTI e passa a atender mais 40 pacientes por mês imprimir publicado em: 20 / 12 / 2016

HGVFoi ampliado o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. A partir desta terça-feira (20), a unidade de saúde contará com 20 leitos e a previsão é que o número dobre em 2017. A diretora do HGV, Clara Leal, ressalta que a inauguração dos quatro leitos significa atendimento de mais 40 pacientes por mês.

“Tínhamos 16 leitos e estamos inaugurando mais quatro. Temos consciência que não vamos acabar de vez com o problema da falta de leitos de UTIs. Por outro lado, temos certeza que estamos qualificando o atendimento e aumentando o acesso da população a serviços altamente especializados como é a terapia intensiva. Quatro leitos podem parecer muito pouco, mas se a gente utilizar esses leitos de forma competente é uma média de 40 pacientes por mês nesses quatro leitos”, disse Leal.

Clara Leal acrescenta também está sendo inaugurado a Unidade de Cuidados Especiais com cinco leitos.

“Essa área é destinada a receber pacientes da UTI que têm condições de sair de uma UTI, mas não para uma enfermaria. Se hoje não tivéssemos essa unidade, esses pacientes continuariam ocupando leitos de UTI. Agora, eles sairão da UTI de forma segura e responsável e de forma mais precoce, o que aumenta a possibilidade de novos pacientes serem beneficiados com essas vagas.”, explica a diretora do HGV.

Para a ampliação dos leitos foram investidos quase R$ 350 mil, recursos da Rede de Urgência e Emergência (RUE).

Clara Leal adianta que mais 20 leitos de UTI serão abertos em 2017, totalizando 40. Segundo ela, o projeto de ampliação já está em fase licitatória na secretaria de Saúde do Estado.

Cidadeverde.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Vale

últimas