Internacional afunda no Z-4 e leva Celso Roth a “repensar” time imprimir publicado em: 16 / 09 / 2016

derrotaO misto de frustração e ira da torcida, expressos com protesto na área externa do Beira-Rio após a derrota por 1 a 0 para o Vitória de Argel, nesta quinta-feira, terá reflexos diretos no futuro do Inter no Brasileirão. E não apenas pela incômoda presença no Z-4, na 18ª colocação na tabela, com 27 pontos – a pior desde o início da competição. Todos esses sentimentos ganham consonância junto ao técnico Celso Roth, diante de uma noite “muito ruim” de sua equipe, que deve passar por alterações de escalação e esquema para os compromissos subsequentes.

A promessa de mudanças, já para o duelo contra o lanterna América-MG, no Independência, na próxima segunda-feira, foi expressa pelo comandante ainda no auditório do Beira-Rio, em sua entrevista coletiva. O treinador, que tanto falou em ter encontrado uma formação ideal para findar a crise a partir da vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza, ganha nova atribuição a partir desta sexta-feira: “repensar” a escalação, que tem como base a seguinte relação: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Geferson; Rodrigo Dourado, Fabinho, Seijas e Valdívia; Nico López e Aylon.

À exceção de trocas forçadas por baixas e suspensões, Roth manteve a formação nas últimas quatro partidas. Nesta quinta-feira, traçou um paralelo entre a atuação no revés para o Vitória e o triunfo por 2 a 1 para o Santos, em que a equipe conseguiu uma suada virada para encerrar a série de 14 jogos sem vencer no Brasileirão.

– Criou-se uma expectativa positiva pelas nossas apresentações, mas hoje tivemos uma apresentação muito ruim. A torcida, que foi fantástica contra o Santos, viu uma partida muito ruim. No nosso primeiro tempo, não conseguimos fazer o que fizemos contra o Santos. Essa é minha preocupação. Até criamos algumas oportunidades, mas muito desarrumados. Quando tentamos dar uma sequência, até tivemos melhoras ,mas rapidamente não se consegue muito. Agora, repeti a terceira equipe e temos que repensar. Mudar o esquema – avalia o treinador.

O descontentamento de Roth tem a ver com o futebol apresentado dentro de campo nesta quinta-feira contra o Vitória. Além da inefetividade e das parcas chances de gol criadas por um meio-campo sem inspiração, as cobranças do treinador recaem sobre a postura da equipe sem a bola. Sem exercer a marcação alta das últimas partidas, o Colorado ainda sucumbiu ao permitir que o Rubro-Negro escapasse em contra-ataques velozes.

– Vamos repensar. Hoje (quinta-feira) não tivemos nem aquela marcação forte, de pressão no campo do adversário. Sabíamos que o Vitória ia jogar no contra-ataque, por uma bola. O Vitória fez isso, e mesmo assim, não tivemos poder de reação. O Sasha entrou um pouquinho melhor, mas não atacamos bem nem defendemos bem. Isso tem que melhorar. Temos que nos recuperar até para sair dessa situação novamente ruim – ressalta o treinador.

As alterações, claro, devem respingar nos setores que apresentaram as falhas mais graves nas últimas partidas. Caso da lateral esquerda. A tendência é de que Geferson perca a posição para Artur ou até para a improvisação de Ceará. A dupla de ataque de Aylon e Nico López, ineficiente nas duas últimas partidas, também pode passar por mudanças, assim como o setor de meio-campo, com potenciais ajustes de posicionamento.

O sistema habitual, o 4-4-2, é outra questão que pode ser revista. Roth ainda deixou em aberto o possível retorno de Sasha a sua formação titular, a exemplo do que fez no intervalo, quando sacou Seijas para o ingresso do camisa 9. O treinador deve começar a exercitar todas essas alternativas a partir desta sexta-feira, na reapresentação do elenco para trabalhos.

Com a dolorida derrota por 1 a 0 para o Vitória, o Inter cai duas posições na tabela e afunda no Z-4 do Brasileirão. A equipe ocupa a 18ª colocação, com 27 pontos somados – está a um ponto do Vitória, primeiro integrante fora da zona da degola. O Colorado volta a campo na próxima segunda-feira, quando encara o lanterna América-MG às 20h, no Independência, pela 26ª rodada.

globoesporte.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas