Justiça libera divulgação da última pesquisa Ibope em Teresina imprimir publicado em: 30 / 09 / 2016

ZilneiaA juíza Zilnéia Gomes Barbosa da Rocha, da 1ª Zona Eleitoral, julgou improcedente a impugnação da pesquisa eleitoral do Ibope e liberou a divulgação da próxima que deve ocorrer nesta sexta-feira(30). O pedido de suspensão da divulgação da pesquisa foi solicitada pela coligação “Mudar Pensando em Você”, que tem a frente o candidato a prefeito Dr Pessoa (PSD).

A coligação havia solicitado o pedido por entender que as duas últimas pesquisas não haviam seguido padrão determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A magistrada havia concedido liminar favorável à suspensão na última segunda-feira(26), mas após analisar os autos e a defesa do instituto, derrubou a liminar nesta quinta(29).

Entre os argumentos utilizados para autorizar a divulgação da pesquisa, a juíza afirma que: “a legislação eleitoral não exige a adoção da metodologia do disco de resposta e não nos autos demonstração de que a forma como estão dispostas as alternativas direcionam a pesquisa para um ou outro nome ali presente”.

E disse ainda que inexiste exigência legal de uma metodologia única para as pesquisas eleitorais, seja no cálculo para a obtenção do plano amostral ou da margem de erro, seja na especificação de parâmetro a ser usado na prática para a correção da amostra.

[ad#cv


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas