Kits chegam ao PI 20 dias após famílias saírem de casa imprimir publicado em: 25 / 04 / 2018

kitsOs kits humanitários que foram prometidos pelo Governo Federal chegaram nesta quarta-feira (25) em Teresina, 20 dias após as primeiras famílias deixarem suas casas. São vários tipos de produtos, entre eles higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos, que serão distribuídos nas oito cidades que tiveram decretos de emergência reconhecidos pela União: Batalha, Barras, Esperantina, José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Campo Maior e Pimenteiras.

De acordo com o secretário de Defesa Civil Raimundo Coelho, as prefeituras das cidades ficarão responsáveis por buscar os kits em Teresina e distribuí-los para as famílias atingidas pelos alagamentos a partir desta quinta-feira (26). O estado e as prefeituras prestam auxílio à população desde o início.

A distribuição dos kits entre as famílias deverá ser coordenada pelas prefeituras de cada município. “Os grupos de assistentes sociais e coordenadores deverão fazer a triagem dessas famílias para distribuir os kits de acordo com cada situação”, explicou o secretário de Defesa Civil.

Os kits humanitários chegam a Teresina cerca de 20 dias após os primeiros moradores dos municípios deixarem suas casas por conta do início de rompimento da Barragem do Bezerro. Posteriormente, por causa das chuvas, moradores foram para abrigos por risco de enchentes e alagamentos. O secretário Raimundo Coelho argumentou que a solicitação de ajuda precisa passar pelos trâmites legais até poder ser enviada.

“Nas cidades já está acontecendo o retorno gradativo dessas famílias. Mesmo assim, o Estado chegou antes da União levando esses mesmos kits de ajuda humanitária. Só que nossos kits tem um prazo, e o da União tem outro prazo para serem utilizados”, explicou o secretário.

Os kits atendem as cerca de 4 mil famílias que estão desabrigadas por conta dos alagamentos, e são projetados para suprir as necessidades de cada família por 30 dias. “A Defesa Civil trabalha com o quantitativo de famílias. Todos os materiais da ajuda humanitária compõem um kit para atender quatro pessoas por unidade familiar”, disse Raimundo Coelho.

Portaldaclube

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas