Lagoas do Norte é opção de esporte e lazer para crianças e adultos imprimir publicado em: 24 / 01 / 2016

Com academias populares, pistas de skate e patins, playgrounds, campos e quadras poliesportivas, o Parque Lagoas do Norte se consolidou como área de esportes e lazer de Teresina. O local ainda conta com aulas gratuitas de educação física aos finais da tarde, recebendo moradores e visitantes durante as férias.Parque Lagoas do Norte - Teresina

A educadora física que ministra as aulas, Amanda Moura, comemora o sucesso das aulas. “Todos os dias aparecem novas pessoas para participarem das aulas, e o melhor de tudo é que eles são assíduos e sempre voltam. A gente faz ginástica funcional e localizada, aeróbica, dança, caminhada orientada, corrida e, agora, ainda estou levando professores convidados para ministrarem aulas de zumba. A empolgação é geral e todos se divertem muito”, avalia.

A população ainda se reúne no Parque para a prática de caminhada e corrida. A moradora do bairro São Joaquim, Maria de Jesus, conta que antes da construção do Parque ela levava uma vida muito sedentária. “Eu não fazia nenhum exercício físico e agora faço caminhada todos os dias ao redor do Parque. Além de ser um benefício para a minha saúde, ainda é o meu momento de lazer porque passeio com o meu cachorro e também me encontro com amigas”, conta.

Com 254.286,27 m² de área total, o que corresponde a 25 hectares de área aberta, o Parque Lagoas do Norte ainda conta com anfiteatro, espaço para capoeira, ciclovia, área de convivência e a administração do Parque é constantemente palco de encontros de diversas comunidades religiosas.

Há ainda o número esportivo do São Joaquim, que inclui campo de futebol, quadra poliesportiva e playground. A quadra poliesportiva, por exemplo, não estava no projeto inicial do Parque, mas foi inclusa após um pedido da comunidade. Hoje, nos mais diversos horários, é possível ver crianças, jovens e adultos usando o espaço para prática esportiva.

Colônia de férias atende cerca de 300 crianças da capital
O Parque Lagoas do Norte promove, entre os dias 23 e 31 de janeiro, colônia de férias para 300 crianças, com idades entre seis e 16 anos. Neste ano, a temática será ‘Com saúde não se brinca; combate ao mosquito da dengue’. Sendo assim, juntamente com as atividades recreativas, serão realizadas ações socioambientais com foco no combate ao mosquito da dengue.

A programação contará com ações de educação ambiental, atividades recreativas e competições esportivas. Para o gerente do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes, a colônia de férias é importante para preencher o tempo livre das crianças.

“Essa ideia é importante porque prende a atenção das crianças nesse período de férias e a gente tem a preocupação de oferecer, não só brincadeiras, mas também ações de educação ambiental. Nesse ano, a garotada participará de palestras informativas sobre os problemas acarretados pelo mosquito e nossa expectativa é que as crianças se tornem verdadeiros soldados no combate à dengue”, declara.

Parque recebe duas novas academias
Atendendo ao anseio da própria comunidade, a Prefeitura de Teresina está construindo duas novas academias populares localizadas nas ruas Canindé e Palmeirais, ambas no bairro São Joaquim, área de intervenção do Programa Lagoas do Norte.

“Recentemente, inauguramos o complexo esportivo do São Joaquim, que conta com quadra poliesportiva e campo de futebol. Ainda assim, percebemos que os moradores desejavam que fossem construídas academias, para a prática de diversos exercícios físicos. Então, demos início à obra, que irá beneficiar centenas de pessoas, melhorando a qualidade de vida dos moradores”, observa o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim.

Cada academia vai contar com equipamentos, como simulador de caminhada triplo, rotação vertical, pressão de pernas, simulador de cavalgada e alongador com três alturas. A obra, orçada em R$ 56 mil, já foi iniciada e estão sendo construídas as estruturas de apoio nos pisos para afixar os equipamentos.

A ação é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), através do Programa Lagoas do Norte.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas