Lula recebe o Título de Doutor Honoris Causa pela UFPI imprimir publicado em: 04 / 09 / 2017

titulo lulaO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimateia Lopes, o Título de Doutor Honoris Causa, na manhã desta segunda-feira (04). O evento que ocorre no Cineteatro da UFPI encerra a agenda de atividades do petista no Estado.

Ao receber o título, Lula fez um longo discurso e ao bem no início dedicou a homenagem a falecida esposa, Mariza Letícia. “Tenho uma causa com todos que me ajudaram a governar. Com todas as pessoas que lutaram pelo ensino público de qualidade no Brasil, Sobretudo, eu quero compartilhar esse título com minha mulher Mariza com o ex-ministro Fernando Haddad que na minha opinião foi o melhor ministro da Educação que esse país já teve. E dizer que tenho carinho especial pelo Pipiai prisque talvez seja o estado brasileiro que mais sofreu com a injustiça e o preconceito ao longo da história do Brasil”, disse Lula.

“Um povo trabalhador, valente e criativo que durante muito tempo foi renegado pelas elites que mandavam no Estado e pelos que governavam em Brasil. Por isso, quando fui presidente decidi começar pelo Piauí com as políticas públicas para melhorar a vida do nosso povo e tirar o Brasil do atraso. Por isso, eu e o governador Wellington começamos aqui o projeto Fome Zero, numa cidade do Piauí chamada Guaribas. Tive o privilégio de governar em parceria com Wellington Dias eleito pelo povo do com mesmo compromisso de transformar a vida dos trabalhadores mais pobres”, prosseguiu o ex-presidente.

Lula ainda citou o exemplo da escola do município de Cocal dos Alves, Agostinho Brandão conhecida reconhecida nacionalmente pelo destaque no setor da Educação. “Magnifico reitor e meus amigos há um motivo maior para eu cuidar de um título desses da comunidade acadêmica do Piauí é que tem hoje a melhor escola pública do nosso país. Há dois anos estive aqui para conhecer os professores e alunos da Unidade Escolar Agostinho Brandão em Cocal dos Alves. Naquela escola, 70% dos alunos tinham sido aprovados no SISU para entrar na Universidade. Foi um recorde nacional, reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação. Em Cocal dos Alves nós temos 150 medalhistas das Olimpíadas de Matemática numa cidade com apenas 6 mil habitantes”, colocou o ex-presidente da República.

O governador do Piauí Wellington Dias ressaltou as ações do ex-presidente para impulsionar a educação. “A Universidade Federal do Piauí e uma das melhores do Brasil. Reconhece aqui o papel que teve esse torneiro mecânico, Luiz Inácio Lula da Silva, na construção da educação no Piauí e no Brasil. A gente tinha uma universidade muito pequena praticamente Teresina, Parnaíba, Picos, mas com poucos cursos. Ela hoje é uma das maiores universidades”.

“Nós estamos com aproximadamente 40 mil alunos na UFPI, nos cursos tradicionais e também da Universidade Aberta do Brasil e a democratização do conhecimento. O presidente Lula fez como uma questão de missão fazer essa expansão dos Institutos Federais, das universidades federai, viabilizar acesso as vagas de faculdade, ou seja, para que o Brasil pudesse ter como alicerce a educação. O título de doutorado na verdade nos orgulha muito”, disse o governador.

Wellington Dias disse ainda que não chegou a tratar de política com Lula e que o centro das discussões gerou em torno das estratégias para solucionar os problemas do Brasil. “[Tratamos] da pauta do Brasil. O Brasil precisava ter da parte de seus líderes uma solução. É como se a solução do Brasil fosse uma cantilena só. Eu acredito que ao tratar sobre os temas do Brasil a gente tem uma chance grande de colocar o país novamente nos trilhos”, completou Dias.

O deputado federal Marcelo Castro, presente ao evento, ressaltou a importância de Lula para o Brasil e disse que o petista foi o presidente que teve a maior “projeção” internacional na história do País.

“É um homem que tem uma história como nenhum outro. Que pode exibir o currículo de nordestino, retirante, vendedor de feira, torneiro mecânico, líder sindical, presidente da República. E o presidente que teve a maior projeção e maior respeito internacional de todos os presidentes do Brasil em qualquer época”, disse o peemedebista completando que: “Foi o período que Brasil teve a maior ascensão social de todos os tempos. Quantos milhões de pessoas não saíram da faixa da pobreza e foram para a classe média no governo do Lula? Nessa caravana do Lula, ele foi bem recebido em todo nordeste, com carinho, com amor, com o reconhecimento daquilo que ele fez, sobretudo, pelas classes mais humildes, mais necessitadas, mais carentes.”

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mariana Dias disse que Lula foi o primeiro presidente a compreender que a universidade deveria ser um espaço democrático para todas as classes sociais.

ufpi

“É o reconhecimento pelo papel e pela responsabilidade que o Lula teve com a educação. Ele foi o primeiro presidente da República que entendeu a luta dos movimentos sociais em que a universidade deveria ser um espaço para ricos e para pobres. Ele abriu as portas das universidades para uma parcela da população que ao longo da história não teve o direito de ter o ensino superior na universidade pública. Lula sem dúvidas é uma das maiores lideranças do nosso país. A comprovação é que por onde ele passa tem seguidores querendo ver, abraçar e dando homenagem de reconhecimento”, disse Mariana.

Concessão do título

O professor Antônio José Gomes foi quem apresentou a concessão do título no ano de 2007 e que foi aprovado por unanimidade em março de 2008. Ele afirmou que o motivo é devido aos serviços prestados por Lula na área da educação e para a UFPI.

“O título é fundamentado, pois é destinado a quem fez alguma contribuição relevante e o trabalho de Lula é incontestável. Houve uma transformação na Universidade. A UFPI em 2003 estava em uma situação precária, com apenas 3 Campi, mais de 2 mil vagas por ano. Não havia nem mestrado. Hoje temo 5 Campi, mais de 6 mil vagas para alunos por ano, mais de 7 mil cotistas estudando, então é incontestável a transformação”, disse o professor.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas