Mais bairros da Zona Sudeste vão contar com integração imprimir publicado em: 20 / 01 / 2017

TerminalMais quatro bairros da Zona Sudeste de Teresina passam a contar com o Sistema de Integração do Transporte Público de Teresina a partir deste sábado (21). Com a conclusão desta etapa, toda a região fica contemplada com a ampliação, mas quem já vem usando o sistema ainda reclama do tempo de espera.

A partir deste fim de semana, as linhas dos bairros Deus Quer, Jardim Europa, Gurupi e Todos os Santos também serão integradas. Com a mudança, passa a funcionar 12 linhas alimentadoras e sete linhas troncais. O sistema de integração passou a ser implantado ainda em 2012, com 33 linhas integradas das 96 existentes.

“As etapas estão sendo implantadas a medida que a gente vai vendo o passageiro mais adaptado, se adequando ao sistema. Justamente para não gerar um impacto muito grande para ele”, explicou o gerente de planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Vinícius Rufino.

 Atualmente, apenas dois terminais estão em funcionamento em fase de teste, ou seja, eles estão operando somente nos finais de semana. A Prefeitura de Teresina prometeu construir quatro terminais até o final do ano e entregar o sistema de integração completo em 2018.

Enquanto isso, quem depende do transporte público reclama da demora, principalmente durante a troca de veículos. Os passageiros ainda apontam falhas e que muito ainda precisa ser melhorado para que a integração funcione sem problemas. Alguns usuários relataram a espera de até 40 minutos.

“Outro dia esperei bastante, porque não tinha o ônibus no terminal. Sendo que só temos uma opção para vir para o Dirceu, sendo que ainda tem a tolerância de 15 minutos e os funcionários não sabem passar a informação exata”, declarou uma passageira.

Na manhã desta sexta-feira (20) acontece uma reunião da prefeitura com lideranças comunitárias da Zona Sudeste para explicar aos moradores o funcionamento da integração e entrega de panfletos informativos sobre as mudanças no transporte público da região. O encontro é no Centro de Educação Infantil do Loteamento Recanto dos Pássaros, às 9h.

80% das linhas integradas

A ampliação na Zona Sudeste deve atender 80% do número de linhas que circulam na região, passando a integrar também os bairros: Conjunto São Paulo, Parque Poty, Manoel Evangelista, Renascença I e II.

O gerente de planejamento da Strans Vinícius Rufino, explicou que a nova etapa de ampliação deve diminuir o tempo de espera de 30 para 18 minutos. “Além do ganho de tempo de espera e percurso, o passageiro contará com uma maior variedade de opções de linhas. O tempo ainda será mais reduzido com a implantação dos corredores”, comentou.

Portaldaclube


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas