Mais de 90% do público alvo já foi vacinado contra gripe em Teresina imprimir publicado em: 11 / 06 / 2018

vacinaA Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que 90,68% do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe já foi vacinado. Ao todo 187.963 doses da vacina foram aplicadas. A meta é vacinar 193 mil pessoas contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A FMS confirma 141 casos para Influenza A H1N1 de janeiro até o momento na capital. Ao todo foram dez óbitos por H1N1.

“Estes são dados parciais, pois ainda temos muitos mapas a serem pegos nas salas de vacina, pois ainda estamos vacinando as crianças que necessitam de uma segunda dose da vacina e os acamados. Com certeza vamos ter mais doses aplicadas na capital”, informa a diretora interina da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, Oriana Bezerra.

Na rede pública, a vacina contra a gripe esteve disponível somente para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

“Não há quase contraindicação para a vacina. Quem não tem alergia aos componentes do imunizante, pode se vacinar. Pessoas que fizeram transplante, pessoas com pressão alta, pessoas com diabetes e outras condições, devem e podem tomar o imunizante. Aqueles que passaram por cirurgia recente ou tomaram uma outra vacina, também podem se vacinar normalmente”, informa Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da FMS. Ela explica ainda que, exceto uma alergia específica ao imunizante, ele pode ser administrado para todas as pessoas em todas as idades.

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas