Mesmo com mais carros, Detran registra diminuição de acidentes imprimir publicado em: 11 / 01 / 2016

Todos os anos o Detran registra aumento na frota de veículos no Estado. Em 2015, mais de 70 mil novas unidades passaram a circular no Piauí. O setor de Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), registra que, apesar do aumento de ter mais carros nas ruas, o número de acidentes diminuiu.

Arão LobaoOs resultados traduzem uma redução de 12% no número de acidentes de trânsito no ano passado, considerando a análise feita entre os meses de janeiro a outubro, também no ano de 2014.

Para o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, “o foco nas ações de conscientização tem sido bastante eficaz”. Ele explica que trabalhar campanhas educativas, aliadas à fiscalização tem garantido resultados extremamente positivos. Outro item importante, segundo o diretor é que o órgão tem priorizado obras de sinalização, que facilitam a mobilidade e desta maneira o trânsito flui melhor.

O Projeto de obras de sinalização será expandido em 2016. No ano que passou cinco municípios receberam obras semelhantes, com sinalização de orientação para motoristas e pedestres. “Fora isso, direcionamos ações educativas para todo o Piauí”, conta Aarão. Ele diz que gradativamente a equipe do DETRAN vai chegando em cada município, fazendo as interferências possíveis e necessárias.

Algumas dessas ações passam pela situação dos pedestres, considerados o alvo mais fácil no trânsito. Atrás apenas dos motociclistas, eles são considerados a segunda maior vítima de acidentes, os mais vulneráveis. Segundo o relatório do Projeto Vida no Trânsito (PVT), realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito  (Strans), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram registradas 14 mortes de pedestres e 94 foram hospitalizados em estado grave apenas no primeiro semestre de 2015.

Para combater essa estatística, o Detran, por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), realiza ações que visam conscientizar a população para o respeito ao pedestre. “Nós continuamos insistindo na educação como forma de modificar o comportamento dos condutores e pedestres no trânsito, para obter um trânsito mais harmônico e seguro para todos”, explica a diretora da EPT, Jeovanna Moura.

PortalAZ


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

    Vale Vermelho

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas