No Piauí, 27 candidatos estão inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa imprimir publicado em: 20 / 09 / 2016

eleicãoDos 180 indeferimentos dos pedidos de registro de candidaturas no Piauí, 27 foram motivados pela lei da Ficha Limpa. O maior número de casos é de candidatos à vereador. Além destes, há mais três indeferimentos de candidatos à prefeito e outros três à vice-prefeito. A irregularidade foi constatada em 22 municípios do Estado

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 21 candidatos à vereador tiveram os pedidos de registro de candidaturas indeferidos pela Justiça por não cumprirem as exigências de elegibilidade, por tanto, foram barrados pela Lei da Ficha Limpa. Os casos aconteceram em 17 cidades do Piauí, entre eles, uma candidata se tornou inelegível por mais de um crime eleitoral.

A candidata Antônia da Conceição (PV), de Joaquim Pires, teve a candidatura indeferida, segundo o TSE, por não atender aos critérios da Lei da Ficha Limpa, por abuso de poder econômico, compra de voto, conduta vedada e gasto ilícito de recursos.

Dentre os candidatos à prefeito, três foram indeferidos pela Lei da Ficha Limpa nas cidades de Curral Novo, Esperantina e São Francisco de Assis. Outros três candidatos à vice-prefeito, em São Francisco de Assis, Nova Santa Rita e Miguel Alves, foram igualmente barrados pela justiça eleitoral.

O candidato à prefeitura de Esperantina, Chico Antônio (PCdoB), de acordo com o Tribunal, teve o pedido de candidatura negado por cometer crime de abuso de poder e conduta vedada, além de infringir os critérios dispostos na Lei Ficha Limpa.

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, criada por iniciativa popular em 2010 com o intuito de combater a corrupção eleitoral, quem exerceu cargo ou função pública e teve as contas de sua gestão rejeitadas não pode se candidatar a cargo eletivo nas eleições que ocorrerem nos oito anos seguintes após a data da decisão final.

Nos 224 municípios do Piauí, foram feitos 10.181 pedidos de registros de candidaturas. Deste total, 327 registros já foram considerados inaptos para participarem da disputa, ou seja, 180 pedidos indeferidos, 143 renúncias e 4 falecimentos. Outros 51 processos ainda estão aguardando julgamento e 12 estão pendentes de análise na justiça eleitoral.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas