Segunda, 17 de dezembro de 2018
86 98179 0860
Polícia

14/11/2018 às 10h30

Redação

Teresina / PI

Após recomendação, policiais militares são instruídos a lavrarem TCOs
O assunto tem gerado polêmica e ampla discussão, inclusive,por parte do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol).
Após recomendação, policiais militares são instruídos a lavrarem TCOs
Coronel Lindomar Castilho

Policiais militares do Piauí serão instruídos para que possam lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) em crimes de menor potencial ofensivo. O assunto tem gerado polêmica e ampla discussão, inclusive,por parte do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol). Contudo, nesta terça-feira (13), o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Erivan Lopes, validou a recomendação do Ministério Público do Piauí.

"Cada PM vai preparar sua tropa. Estamos já com uma equipe designada para isso. Toda a parte operacional está sendo preparada para que possam chegar aos policiais. Cabe a PM providenciar essas condições e até o fim do ano, com a tropa instruída e o material em condições, possamos aplicar essa recomendação que vem do MP", explica o coronel Lindomar Castilho, comandante geral da Polícia Militar do Piauí.

O militar explica que os PM vão atuar apenas nos crimes de menor potencial ofensivo.

"São crimes cujas penas não passa de dois anos de detenção. Por exemplo, lesão corporal leve, crimes de dano, crimes de injúria, calúnia e difamação, ameaça, ocorrências de trânsito que envolvem crimes, entre outros", exemplica o Castilho.

O comandante ressalta que a lavratura dos TCOs será importante, principalmente, no interior do estado.

"No interior do estado há cidades que não têm plantão na delegacia regional e as pessoas têm que se deslocar para outra cidade, às vezes, fazer uma viagem de 400 km para registrar uma ocorrência de pequena monta como porte ilegal de arma branca ou mesmo uma lesão leve. Isso agora poderá ser feito na própria cidade", frisa o comandante geral da PM-PI.

FONTE: Cidade Verde

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium