Segunda, 17 de dezembro de 2018
86 98179 0860
Geral

27/11/2018 às 21h40

Redação

Teresina / PI

Conta de energia tem reajuste de 12,32% no Piauí; a partir de domingo
O reajuste tarifário atingirá 1,26 milhão de unidades consumidores no Estado
Conta de energia tem reajuste de 12,32% no Piauí; a partir de domingo

A conta de energia elétrica  terá um aumento de 12,32% para consumidores residenciais no Piauí. O reajuste tarifário atingirá 1,26 milhão de unidades consumidores no estado e passará a valer a partir deste domingo (02/12).

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deliberou nesta terça-feira (27) o primeiro reajuste tarifário da Companhia Energética do Piauí (Cepisa) após o leilão da distribuidora para o Grupo Equatorial Energia.

O reajuste foi calculado com os resultados do deságio do leilão, o que resultou em redução do índice tarifário em 8 pontos percentuais. Deste modo o efeito médio inicial de 20,64% caiu para 12,64%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

O índice positivo do reajuste da Cepisa deve-se especialmente ao impacto dos componentes financeiros. Nessa rubrica, foi incluído diferimento de parte do reajuste que havia sido calculado para o ano passado e que não foi aplicado, com um efeito de cerca de 5,5% no cálculo.

Em 2017, o cálculo do reajuste tarifário da Cepisa resultou em índice inicial de 37,07% de aumento. Na ocasião a diretoria colegiada da ANEEL, considerando o forte impacto econômico para os consumidores do Piauí, resolveu diferir parte do reajuste, aplicando apenas 27,63%. A diferença foi aplicada ao cálculo deste ano.

Além do diferimento, houve a compensação dos valores de compra de energia não considerados no valor médio concedido na tarifa (CVA Energia) definida no último processo tarifário. Ou seja, a distribuidora teve ao longo do ano passado custos mais altos do que o concedido via tarifa para aquisição de energia, e que foram incorporados ao processo tarifário deste ano.

FONTE: Da Redação

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium