27 / 04 / 2012 - atualizada em 27 de abril de 2012 Pep Guardiola anuncia saída do Barcelona após o fim da temporada  
Guardiola

Guardiola durante a coletiva para anunciar a sua saída do Barcelona

A eliminação da Liga dos Campeões da Europa para o Chelsea, terça-feira, foi o prenúnio do fim da era Guardiola no Barcelona. Nesta sexta-feira (24), o comandante do time culé anunciou que vai deixar o clube após o fim da temporada. Na entrevista, ele afirmou que já havia comunicado à diretoria que deixaria o cargo, mas que preferiu não informar ao elenco da equipe catalã.

- Não é uma situação fácil pra mim. Lamento a incerteza que gerei. É um erro que assumo. Mas a exigência como treinador é muito grande. Por isso renovava de ano em ano. Quatro anos é uma eternidade como treinador do Barça. No início de dezembro, comuniquei ao presidente e ao Zubizarreta que minha etapa aqui estava acabando. Mas eu não podia dizer isso aos jogadores, pois o treinador é um dos pilares no vestiário.. O tem desgasta tudo, e tem me desgastado. Esta é a principal razão – disse o treinador.

De acordo com o presidente do Barcelona, Sandro Rossell, Tito Villanova, auxiliar de Guardiola, será o novo comandante da equipe.

Um dia após o empate contra os Blues, resultado que decretou a desclassificação da Champions em pleno Camp Nou, Rosell chegou a fazer uma proposta sem limite de valor, uma verdadeira espécie de ‘cheque em branco’, para a renovação de contrato. O técnico, entretanto, pediu mais uns dias para pensar e preferiu, então, dar ponto final à sua trajetória no clube espanhol, não permanecendo para a próxima temporada.

Guardiola, no entanto, ainda tem a chance de conquistar mais dois títulos à frente da equipe espanhola. O Barça ainda luta com o Real pela Liga Espanhola e duelará com o Athletic Bilbao na final da Copa do Rei.

Após encerrar vitoriosa carreira como meio-campista em 2007, Joseph Guardiola foi contratado pelo Barcelona para, inicialmente, comandar o time B. Já na temporada 2008/09, porém, Pep já estava à frente do quadro principal do Barça.

Desde que assumiu o comando técnico culé, Guardiola colecionou conquistas e reconhecimento nacionais e internacionais. Além dos inúmeros títulos (mundiais de clubes da Fifa em 2009/11, Liga dos Campeões da UEFA em 2009/11, Supercopa Europeia em 2009/11, tri espanhol em 2009/10/11 e Copa do Rey em 2009), o treinador foi decantado como responsável pelo futebol de sonhos exibido pelo Barcelona, considerado pela imprensa internacional o melhor time do planeta.

globoesporte.com

divisao

Comente

publicidade

redes sociais

publicidade

publicidade