PF faz buscas em gabinete e casa do senador Ciro Nogueira imprimir publicado em: 24 / 04 / 2018

Senador Ciro Nogueira

Senador Ciro Nogueira (PP)

Polícia Federal cumpriu mandado de busca nesta terça-feira (24) no gabinete (anexo 1, 3º pavimento do Senado Federal) e residência em Teresina do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.

O senador está em missão do Senado na Europa e soube da operação da PF por assessores.

Além do senador piauiense, houve busca no apartamento funcional do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE). Agentes da PF chegaram nas primeiras horas da manhã no gabinete e no apartamento do parlamentar.

Defesa do senador Ciro Nogueira

Em nota, o advogado Antonio Carlos de Almeida e Castro, o Kakay, disse que a defesa do senador Ciro Nogueira está acompanhando as buscas que estão sendo realizadas na residência e no gabinete do senador.

“O senador se encontra fora do Brasil, não sabendo em qual país e que não foi possível ainda falar com ele. Desconhece a defesa, até o presente momento, as razões da determinação judicial do Ministro Fachin. É certo que o senador sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário, prestando depoimentos sempre que necessário e, inclusive, já foi alvo de busca e apreensão. Continuará a agir o senador como o principal interessado no esclarecimento dos fatos. No momento, a defesa aguarda contato com o senador para poder ter o necessário instrumento de poderes que dará direito ao acesso aos fundamentos da medida de busca e apreensão”, disse Kakay.

Segundo a assessoria do senador, ele está em missão oficial em Bruxelas, na Bélgica, participando de um evento da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 24 a 26 de abril.

Em suas redes sociais, Ciro Nogueira não comentou sobre a operação da PF. A última publicação de Nogueira no Twitter foi feita nesta segunda-feira, 23. “Bom dia a todos, especialmente aos que mais trabalham do que falam, aos que têm mais coragem para agir que para esbravejar e aos que se esforçam pelo bem do Piauí. #ciropeloPiauí #osenadordoPiauí”, escreveu o parlamentar na rede de microblog.

ciro

No sábado, dia 21, o senador reclamou de críticas. “Tenho sido muito criticado, muitas vezes injustamente. Não ligo, porque as críticas boas me fazem corrigir rumos de meu trabalho e as ruins indicam que meu trabalho incomoda.”

Operação

Na opereação de hoje foi cumprido o mandado de prisão contra o ex-deputado federal Márcio Junqueira. No total foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Além dos gabinetes ocupados pelos parlamentares no Congresso Nacional e dos respectivos apartamentos funcionais, em Brasília, foram realizadas buscas em endereços residenciais na capital federal, em Teresina, Recife (PE) e Boa Vista (RR).

As investigações apuram uma suposta tentativa de obstrução de Justiça. De acordo com investigadores, Eduardo da Fonte e Ciro Nogueira são suspeitos de comprar o silêncio de um ex-assessor do senador que vem colaborando com a Justiça. O assessor detalhou que recebia o pagamento em espécie e quem repassava o dinheiro era o ex-deputado Márcio Junqueira.

Segundo investigadores, o ex-assessor colabora com diversas investigações no âmbito da Lava Jato e teria sido ameaçado de morte. Por conta das ameaças, ele foi incluído no programa de proteção à testemunha.

Cidadeverde.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas