Piauí registra segunda morte por H1N1; FMS confirma 46 casos imprimir publicado em: 15 / 05 / 2018

saudeA segunda morte provocada por H1N1 este ano foi confirmada nesta terça-feira (15). Trata-se de uma mulher que faleceu em um hospital privado no começo do mês. Ela tinha por volta de 50 anos, era diabética, cardiopata e pneumopata.

O primeiro caso de óbito foi de um motorista da Sesapi, de 52 anos. Ele se recusou a ficar internado na primeira vez que foi ao hospital. Quando retornou, já estava em estado gravíssimo.

Outros três casos de morte estão sendo investigados. Ao todo, a Fundação Municipal de Saúde diagnosticou 46 pacientes com exames positivos para H1N1, sendo 28 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (casos com necessidade de internação e notificação compulsória) e 18 casos de Síndrome Gripal (casos sem complicações). Outras três mortes são investigadas.

Já a Secretaria Estadual de Saúde notifica apenas os 28 casos mais graves como sendo de H1N1 e considera que existem 134 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Destes pacientes, 128 são de pacientes residentes no Piauí e seis são provenientes do Maranhão. A maioria é do sexo feminino (56%). Mais de 20% dos casos notificados são de pacientes com idade acima 50 anos de idade e 23,9% entre criança menores de seis meses até 5 anos de idade.

Na rede pública, a vacina contra a gripe está disponível somente para os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Teresina aguarda nova remessa de vacinas que serão enviadas pelo Ministério da Saúde, responsável pelo fornecimento das doses.

portalodia.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas