Polícia deflagra operação contra desvio de recursos públicos no PI imprimir publicado em: 23 / 08 / 2018

operacaoNo início desta quinta-feira a Polícia Civil, em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI), deflagrou a 3ª fase da Operação Escamoteamento. A ação é resultado de uma investigação sobre desvios de recursos públicos iniciada no município de Cocal. Nesta fase da operação, o alvo dos mandados é a cidade de Buriti dos Lopes.

Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 16 mandados de buscas e apreensões em Buriti dos Lopes – PI, Tianguá – CE, Viçosa do Ceará – CE e Fortaleza – CE. Segundo a Polícia Civil, algumas empresas e empresários da Serra da Ibiapaba-CE, juntamente com agentes públicos do Piauí desviaram recursos públicos entre os anos de 2013 e 2016.  Eles atuavam em conluio para vencerem as licitações e desviarem recursos públicos por meio da emissão de notas fiscais frias.

O Ministério Público pediu o bloqueio de R$ 8.388.822,64 em bens para cobrir o prejuízo aos cofres do Estado.

Escoteamento

A Operação Escamoteamento teve como base fiscalização da  Controladoria-Geral da União (CGU), que apurou a existência de empresas fantasmas contratadas de forma fraudulenta, entre 2013 e 2015, no município de Cocal no Piauí. Os desvios, que incidem sobre recursos federais, estaduais e municipais, tinham o envolvimento de servidores da Prefeitura e de representantes de empresas, alguma delas sem capacidade e sem sede física. O prejuízo estimado, nas primeiras fases, é da ordem de R$ 18 milhões.

A operação que é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Além da parceria com o MPPI, a operação também conta com a participação no cumprimento dos mandados, da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí e Polícia Militar do Piauí, além do Ministério Público do Estado do Ceará.

portalodia.com

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas