Polícia do Piauí disponibiliza 190 para denúncias de queimadas imprimir publicado em: 21 / 10 / 2016

queimadasA Secretaria Estadual de Segurança Pública vai disponibilizar o atendimento 190 para receber denúncias de queimadas criminosas no Estado. O secretário Fábio Abreu montou um gabinete de gestão de crise no parque de exposição Expoapi, na BR-343, que reúne todas as entidades ligadas a desastres ambientais.

Fábio Abreu informou ainda que o vídeo que mostra um rapaz provocando uma queimada em terreno baldio, na zona Leste de Teresina, está sendo investigado. A delegada Bruna Verena, nomeada exclusivamente para apurar os incêndios criminosos abriu inquérito.

“Em função das denúncias, alguns vídeos mostrando pessoas cometendo o crime, então a delegada já vai partir desse ponto e ver outras informações de possíveis crimes de incêndios”, informou Fábio Abreu.

O secretário disse ainda que será criada a Delegacia do Meio Ambiente, devido o crescente número de ocorrência de queimadas em Teresina e interior do Estado. Segundo o secretário a Delegacia Ambiental vai funcionar ou próximo ao Batalhão Ambiental ou no Zoobotânico. Por enquanto, a delegada ficará atendendo no 5º DP, no bairro São João.

Ontem (20), foi publicado no Diário Oficial o Decreto nº 16.838/16, que declara situação de emergência nos municípios de União, Curralinhos, Picos, Santana do Piauí, Palmeirais, Nazária, José de Freitas e Teresina. A medida visa garantir agilidade no atendimento às vítimas de incêndios e queimadas.

O secretário de Governo, Merlong Solano, explica que o decreto desobriga o Estado de fazer licitação para construir as casas destruídas nos desastres. A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) está responsável pelo projeto das unidades, que serão reconstruídas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

As famílias também receberão auxílio financeiro de até R$ 10 mil e carros-pipa estão sendo enviados às localidades onde o abastecimento foi inviabilizado. O decreto de emergência tem vigência de 180 dias.

Cidadeverde.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Vale

últimas