Flora faz requerimento e sessão solene comemora 30 anos da Uespi imprimir publicado em: 25 / 08 / 2016

Flora defendeu requerimento

Flora defendeu requerimento

Na próxima terça-feira, 31 de agosto, a Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem aos 30 anos de aniversário da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), comemorado no dia 22 de junho. A autora do requerimento é a deputada Flora Izabel (PT).

Conforme a justificativa da parlamentar petista, os primeiros passos para a criação da Uespi, em Teresina, com sede em Teresina, aconteceu em 1984, através da lei estadual nº 3.967 que instituiu a FADEP, entidade que manteve o Centro de Formação da Educação do Estado do Piauí (FADEP), entidade dos Centros de Formação de Recursos Humanos para o ensino da rede pública estadual em nível superior.

Em 1985, através do Decreto Federal nº 91. 851, foi autorizado a funcionar o Centro de Ensino Superior com os cursos de Pedagogia, Habilitação, Magistério, Ciências – Habilitação em Matemática e Biologia, Letras – Habilitação em Português e Inglês e respectivas literaturas.

A partir de 1986, realizou -se o primeiro vestibular para os cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia: Magistério, Ciências Biológicas, Matemática, Letras/Português, Letras/Inglês e Bacharelado em Administração, num total de 240 vagas.

Com uma estrutura de cursos superior em pleno funcionamento, a Uespi ofereceu a partir daí melhor estrutura. Em 1989, foi aprovado o primeiro Estatuto da Universidade Estadual do Piauí.

Em 1992, foi realizado o primeiro concurso público para docente do CESP – Centro de Ensino Superior do Piauí, remanescentes dos quadros da Secretaria Estadual da Educação, Administração, Fundação Cepro. Em 1993 aconteceu o primeiro concurso público para professor efetivo da Uespi. A Uespi tem, hoje, 16 Campi, além de de 25 Núcleos Universitários em todo o Piauí.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas