Prefeitos cobram nomeação de delegados no interior do Piauí imprimir publicado em: 18 / 08 / 2011

Os prefeitos piauienses estão cobrando do Governo do Estado a nomeação de delegados de polícia para seus municípios. Dos dos 224 municípios piauienses, apenas 30 contam com delegados. Apesar de não serem responsáveis pela segurança pública, cuja competência é do governo estadual, os prefeitos recebem muitas reclamações da população sobre do aumento da criminalidade e da falta de uma autoridade policial.

O prefeito de São Pedro do Piauí, Matias Araújo da Silva, está pedindo providências urgentes pois a cidade está clamando por segurança. “A população tem cobrado uma resposta do Governo do Estado, uma vez que a cidade possui comarca do Poder Judiciário e representação do Ministério Público e não mais conta com um delegado de polícia”, alega o prefeito. O gestor lembra que a cidade nunca teve um delegado de carreira, pois todos que por lá passaram eram oriundos dos quadros da Polícia Militar.

Matias Araújo da Silva alega que a população, de aproximadamente 15 mil pessoas, precisa dirigir-se para Água Branca para registrar quaisquer ocorrências. “A população tem se sentido insegura e não é possível apenas a delegacia de Água Branca para atender as cidades de São Pedro, Alagoinha, Agricolândia, Hugo Napoleão, Olho D´Água do Piauí. É uma situação insustentável”, reclama o prefeito.

Além de não contar com delegado, a cidade de São Pedro possui uma quantidade mínima de policiais militares. “Não é um pedido do prefeito, é da população. Nós, como representantes da comunidade, precisamos dar uma resposta. Adiantamos ao povo de São Pedro do Piauí que não descansaremos enquanto não conseguirmos um retorno do Governo do Estado sobre esse pleito. Acreditamos na sensibilidade do governador do Estado. Temos ciência das dificuldades atravessadas pelo Estado, que assim como os municípios, passa por limitações financeiras. Mas, no nosso entendimento, segurança pública, saúde e educação são áreas prioritárias de qualquer gestão, por isso esperamos que o governador nos atenda”, conclui o prefeito.

Além de São Pedro, cidades de médio porte como Luiz Correia, Esperantina, José de Freitas, Joaquim Pires, Pio IX e Itaueira não possuem delegado de polícia.

portalodia.com

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas