Projeto Tartarugas do Delta já soltou três mil filhotes nesta temporada imprimir publicado em: 09 / 07 / 2012

tartarugasUm projeto que vem se firmando cada vez mais no litoral do Piauí é o Tartarugas do Delta. A iniciativa, que tem apoio da Petrobras, promove não só a preservação de quelônios que vivem nos municípios da costa piauiense, como também promove a educação ambiental da população dos municípios litorâneos. Além disso, o projeto celebra a marca de três mil filhotes de tartaruga soltos nesta temporada.

A marca foi atingida no último dia 1º, quando foi realizada a soltura de mais 80 filhotes de tartarugas de pente na praia do Arrombado, em Luís Correia. Este ninho, especificamente, foi confeccionado próximo aos bares da praia no dia 1° de maio e após 56 dias ocorreu o nascimento dos filhotes.

Ao todo, nesta temporada, já foram soltos filhotes de 34 ninhos da espécie tartaruga de pente e para os próximos dias é esperada a eclosão quatro ninhos na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia e ninhos de tartaruga de couro, na praia da Pedra do Sol em Parnaíba.

O projeto ainda se esforça para, além do monitoramento constante, continuar com campanhas para sensibilizar as pessoas em relação ao lixo e a circulação de veículos na praia.

Quelônios

No dia 16 de junho é comemorado o Dia Internacional da Tartaruga Marinha, por causa do nascimento de Archie Carr, considerado “pai” das tartarugas marinhas. Na década de 1950, ele começou a trabalhar na conservação das tartarugas marinhas em Tortuguero, na Costa Rica, e se tornou um dos mais importantes pesquisadores da área. Através de seus estudos e escritos, é responsável por grande parte do que se conhece sobre a biologia e o ciclo de vida destes animais.

Cidadeverde.com

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas