Realizado Curso de Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Básica imprimir publicado em: 03 / 03 / 2018

secretariaNa última quinta-feira 1/3, a Prefeitura Municipal de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Curso de Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Básica. O evento tem o objetivo de capacitar médicos, enfermeiros, odontólogos e profissionais do NASF para realizarem atendimentos compartilhados em Saúde Mental. Isso vai diminuir o fluxo de atendimento do CAPS e dar mais agilidade à resolução no cuidado.

O secretário municipal de Saúde de Campo Maior, Marcelo Miranda, disse que o apoio Matricial é uma ferramenta estratégica da Política de Saúde Mental para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde.

“Ele se dá a partir da oferta de técnicos especializados às equipes da Atenção Básica, a fim de que possam incluir as demandas de saúde mental em suas ações. Cotidianamente estas equipes se deparam com diversas formas de sofrimento psíquico, porém, avaliando-se incapacitadas para acolhê-las, apresentam dificuldades para incluí-las em seus escopos de intervenção. Dentro do que reza a Estratégia de Atenção Psicossocial (EAPS), o matriciamento se sobressai como ferramenta capaz de intervir nas recusas de acolhimento às demandas de saúde mental na Atenção Básica”, destacou Marcelo Miranda.

 

curso

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas