Reunião encaminha seletivo para definir vagas na Série D 2017 imprimir publicado em: 30 / 04 / 2016

FFPDirigentes da Federação de Futebol do Piauí e dos clubes da primeira divisão estadual se reuniram na sede da FFP na manhã deste sábado para discutir possíveis cortes de datas na reta final do Campeonato Piauiense e a definição das vagas para a Série D 2017. Os dois jogos das semifinais foram mantidos, mas uma nova reunião foi marcada para o dia 9 para, possivelmente, definir a final em jogo único. Além disso, foi sugerido que as vagas para a Série D 2017 fiquem com o campeão estadual (ou vice, em caso de título do River-PI) e com outra equipe vencedora de um seletivo a ser realizado logo após o fim do Piauiense.

Entre os clubes convidados para a reunião apenas o Picos não teve representante. O primeiro tópico a ser debatido foi a possível redução das semifinais e final do returno para serem realizadas em jogo único, ao invés dos dois jogos previstos anteriormente. A mudança, sugerida pela federação, foi motivada pela necessidade de encaminhar no dia 9 (um dia após os jogos de volta das semifinais) para a CBF a definição dos dois representantes do estado na Série D 2016. Para passar, a alteração precisaria ser aprovada por unanimidade por todos os clubes presentes, o que acabou não acontecendo. Assim, os dois jogos ficaram mantidos e uma nova reunião marcada para o dia 9.

– A gente sabia desde o primeiro momento que teríamos dificuldades com este campeonato, dada a forma como os clubes aprovaram. Vamos marcar outra reunião dia 9, quando saberemos quem são os finalistas do segundo turno – diz Cesarino Oliveira, presidente da FFP.

Nesta reunião do dia 9, poderá ser discutida a redução da final do turno para jogo único. Isto depende também da classificação ou não do River-PI para esta fase, já que a data do primeiro jogo choca com o confronto do Galo contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil.

Série D 2017

No final de 2015, a CBF encaminhou para as federações um ofício sugerindo que os classificados para a Série D em 2016 fossem mantidos em 2017. O objetivo é que a partir do ano que vem, os classificados sejam definidos sempre no ano anterior, afim de que a confederação tenha mais tempo para organizar a logística do torneio.

O assunto foi colocado em pauta nas reuniões para definir o regulamento do Piauiense deste ano, mas nada foi oficializado. Na reunião deste sábado, foi sugerido que o campeão estadual (ou vice, em caso de título do River-PI) já tenha a vaga garantida para o ano seguinte. No entanto, a segunda vaga deverá ser definida em um seletivo entre as quatro equipes restantes do campeonato, excluindo os rebaixados Caiçara e Cori-Sabbá, o River-PI e o campeão ou vice que já estará com a vaga assegurada.

– Foi colocada essa questão anteriormente (Série D 2017), mas não foi posto em ata e nem no regulamento. Então era necessária uma reunião como essa para que se batesse o martelo. Houve uma proposta interessante do Batista (Filho, presidente do Parnahyba) que era de quem fosse o campeão (ou vice) já tivesse uma vaga para 2017 e que houvesse um seletivo para a outra vaga entre 4 clubes. O presidente (da FFP, Cesarino Oliveira) garantiu que seria logo na sequência do Piauiense, para aproveitar o elenco. Mesmo que um dos 4 times esteja na disputando a Série D, não haveria novas inscrições para manter o nível – explica o presidente do Flamengo-PI, Tiago Vasconcelos.

A realização deste seletivo, no entanto, ainda não está oficializada. O assunto só será encerrado na reunião do próximo dia 9, após as semifinais do returno. Altos, Parnahyba, Rive-PI e Piauí já estão classificados, mas as posições de cada um só serão definidas após a rodada deste final de semana e do julgamento do Altos na segunda-feira, que pode fazer com que o time perca quatro pontos por escalação de jogador irregular.

globoesporte.com

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas