Secretários de agricultura se reúnem no Piauí para discutir perdas na safra imprimir publicado em: 13 / 07 / 2016

Os secretários de agricultura de toda a região Nordeste estão em Teresina nesta quarta-feira (13) para do 6º Fórum de gestores dos órgãos de desenvolimento rural. No encontro serão discutidos os danos provocados pela perda da safra e o objetivo principal é definir em conjunto políticas públicas voltadas para os pequenos agricultores nesse momento de dificuldade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Limma, a maior preocupação agora é com as políticas de financiamento voltadas para os trabalhadores rurais. Ele destacou que atualmente existe um desmonte dos órgãos federais que atuam nesse segmento, sobretudo os órgãos da estrutura agrária do país.

“Esse fórum se reúne a cada três meses. Já estamos reunidos desde a segunda-feira (11) com os gestores dos órgãos de assistência técnica e de terras. Amanhã teremos a presença de todos os secretários de agricultura do Nordeste e de Minas Gerais. Além disso, teremos a presença de representantes de várias instituições voltadas para essa agricultura de pequena escala”, falou.

O secretário disse ainda que de imediato o agricultor piauiense precisa de ajuda devido à estiagem, pois as perdas por causa das poucas chuvas já completam seis anos consecutivos. Limma destacou que os estados enfrentam dificuldades para financiar as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e isso está na pauta do encontro.

“Nós estamos buscando é traçar uma estratégia conjunta e de forma articula junto com organismos multilaterais de financiamento para ajudar no financiamento dessa atividade que é essencial para a produção de alimentos no Nordeste, no Piauí e no Brasil”, concluiu Francisco Limma.

Portaldaclube


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas