Sem poder comercializar produtos, agricultores acampam na Conab imprimir publicado em: 12 / 08 / 2014

agricultoresCerca de 300 trabalhadores rurais de todo o Estado estão acampados no pátio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) localizado no bairro Piçarra, zona Sul de Teresina. Os agricultores pedem além da liberação de 4 mil toneladas de milho, retidas no local por ordem da gerência nacional do órgão em Brasília, o fim da burocratização na Conab que tem impedido a comercialização de produtos piauienses.

Os agricultores pedem uma reunião com a superintendência. De acordo com a mobilizadora Maria Cazé, a falta de estruturação tem causado uma crise na agricultura em todo o Estado.

“Para você ter idéia, hoje, a burocracia na Conab faz com que apenas nove empresas produzam poupa de frutas, enquanto isso nosso estoque está todo dentro dos freezeres sem poder ser vendido apenas por falta de um documento e uma regularização que nem existe na lei Estadual”, comenta a mobilizadora.

Ainda de acordo com Maria Cazé, o problema se iniciou no final de 2013, quando a vigilância sanitária passou a exigir outras regras. “O que existe é falta de vontade política, e enquanto isso as cooperativas estão paradas, os produtos que são perecíveis estão estocados correndo o risco de estragar”, comentou.

PortalAZ

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas