Tablets e smartphones vão substituir 95% dos PCs, diz pesquisador imprimir publicado em: 29 / 08 / 2011

tabletsApenas 4% a 5% das pessoas que usam PCs hoje precisam realmente deles. Para as demais, os computadores serão gradualmente substituídos por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Essa é uma das tendências apontadas pelo pesquisador americano Jeff Cole, da UCLA e da USC Annenberg School of Communication & Journalism.

Cole coordena a pesquisa World Internet Project, que, há 11 anos, coleta informações sobre os hábitos de consumo de mídia de pessoas em 34 países, seguindo em média 2 mil pessoas em cada país.

Ele disse a esta reportagem que, nos últimos dois anos, os dispositivos móveis vêm superando a TV como mídia mais importante para as pessoas. “O celular está passando do segundo ao primeiro lugar entre os dispositivos que as pessoas julgam mais relevantes”, conta.

Os tablets, diz, têm diversas vantagens em relação ao PC, como o tempo de boot, a curva de aprendizado (“pense em quanto tempo você precisa para ensinar sua avó a usar o computador”, brinca) e a interface. “O mouse vai desaparecer”, prevê.

Redes sociais

Cole conta que previu o declínio do MySpace com um ano de antecedência. “Redes sociais são como night clubs, quando começam a ficar muito populares, os descolados caem fora. Além disso, você não quer ir a um lugar onde sua mãe também esteja”, diz.

Perguntado se isso também se aplica ao Facebook, Cole diz acreditar que a rede social ainda crescerá por alguns anos, quatro ou cinco, mas também declinará. “A tendência são as redes sociais fragmentadas, especializadas”, diz. “O Google+ é uma amostra do que será esta tendência”.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas