TRE do Piauí promove nova ação de voto consciente entre jovens na Uespi imprimir publicado em: 27 / 08 / 2014

TREO Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu nesta quarta-feira (27) mais um Projeto Justiça Eleitoral e Cidadania, no objetivo de promover o voto consciente entre os jovens. A segunda mobilização aconteceu no campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Zona Norte de Teresina, e contou com simulação de voto, palestras, oficinas, sarau cultural e diversas atividades.

Para o coordenador de jurisprudência do TRE, Fábio Castro, o projeto visa conscientizar o eleitor na hora de votar e a ideia do Tribunal é que ele seja uma atividade permanente. “A intenção é que esta ação permaneça semanalmente em um local diferente. Muitas pessoas param, tiram dúvidas e a procura tem sido muito boa, aqui temos uma simulação e a pessoa realiza o voto semelhante ao dia da eleição. Também divulgamos o trabalho da Ouvidoria para quem tiver alguma manifestação, denúncia ou reclamação, entregamos materiais do Disque Eleições”, destacou.

O estudante Janilson de Abreu, 17 anos, votará pela primeira vez e destacou que a mobilização foi bem esclarecedora. “Nunca votei e saber como funciona a urna, o voto biométrico tirou algumas dúvidas que eu tinha. Agora sabendo como vota, já sei que vou precisar anotar os números dos meus candidatos para não esquecer na hora”, contou.

De acordo com a professora Ester Castelo Branco, analista judiciária do Tribunal, a ação começou na semana passada no Liceu Piauiense e deve percorrer outras instituições públicas no estado. “O TRE criou o Tribunal cidadão que acontece através de vários programas. O primeiro que estamos realizando é esta ação, destinada aos estudantes, professores e comunidades em geral, onde promovemos uma jornada cívica”, explicou.

A analista judiciária explicou também que através da ação o TRE-PI pretende ampliar os seus serviços e dialogar com o cidadão. “É um dia todo de atividades, com palestras, apresentações e conversa com os estudantes. A próxima mobilização acontecerá na Universidade Federal do Piauí e em algumas escolas, mas a medida nos procura e vamos até a sociedade”, disse.


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

    Physio II

últimas