TRE julga ação contra Kim do Caranguejo, prefeito de Luís Correia - Dono da Notícia
TRE julga ação contra Kim do Caranguejo, prefeito de Luís Correia   publicado em 25 / 04 / 2011

KimO Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julga amanhã (26) pedido de impugnação do mandato eletivo do prefeito de Luís Correia (a 330 km de Teresina), Francisco Araújo Galeno, o Kim do Caranguejo (PMDB). O gestor e seu vice, Luís Nunes Neto, são acusados de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder econômico e político. O relator do processo é o juiz eleitoral Pedro de Alcântara Macedo.

Em primeira instância, a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), impetrada pelo Ministério Público Eleitoral e pela segunda colocada nas eleições de 2008, Adriane Prado, foi indeferida pelo juiz da 91ª Zona Eleitoral. Kim do Caranguejo elegeu-se prefeito de Luís Correia com apenas 31 votos de vantagem.

Desde o último pleito municipal, 44 prefeitos do Piauí foram cassados e há ainda, no âmbito do TER, ações pedindo a cassação de aproximadamente 80 gestores municipais no estado.

Também na sessão ordinária de terça-feira, o TRE-PI deverá julgar a prestação de contas anual do diretório estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PDSB). O relator da matéria é o juiz eleitoral Marcelo Cavalcante.

Vale lembrar que os partidos políticos têm até o dia 02 de maio para apresentarem seus balanços contábeis anuais à Justiça Eleitoral, sob pena de suspensão do repasse de novas cotas do Fundo Partidário, independentemente da data de julgamento da prestação de contas, segundo entendimento firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em resposta à Consulta 1445, feita pelo deputado federal Márcio França (PSB-SP) em novembro de 2007.

Fonte: Jornal O DIA

, ,

Comente

publicidade

  • publicidade
  • radimagem

publicidade

  • Natal

redes sociais

publicidade

publicidade