Três municípios piauienses podem ter eleições com apenas um candidato imprimir publicado em: 22 / 09 / 2016

Três cidades do Piauí podem ter apenas um candidato a prefeito nas eleições desde ano. Em duas delas, por indeferimento de candidaturas e em outra por apenas um nome ter se manifestado interessado em entrar na disputa.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve o indeferimento de Lincoln Matos (PTB), candidato a prefeito de São Miguel do Tapuio, e pode indeferir a candidatura de Manoel do Fernandinho (PT), que substituiu José Fernando (PR) após renunciar a candidatura para prefeito de Nossa Senhora dos Remédios.

O candidato da oposição pediu a impugnação do pedido de registro de candidatura de José Fernandinho por ele ser vinculado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e não ter pedido o afastamento em tempo hábil para participar das eleições. O sindicalista entrou em campanha substituindo José Fernando, que renunciou à disputa do cargo.

José Fernando é filho do ex-prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Francisco Pessoa de Brito, o que é considerado impedido pela Justiça Eleitoral, mesmo sem o pai ter cumprido totalmente seu mandato por conta do falecimento, ocorrido em abril deste ano. A legislação afirma que ninguém pode exercer mais que dois mandatos e que a resolução se estende aos parentes do gestor.

Em São Miguel do Tapuio, o candidato Lincoln Matos teve o pedido de registro de candidatura indeferido pelo TRE. O pedido de impugnação do candidato, movido também pela oposição, leva em consideração decisões do Tribunal de Justiça que condena Lincoln Matos por crimes de responsabilidade ao apropriar-se de bens públicos para proveito próprio.

O candidato do PTB afirmou  que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele disse ainda que espera a julgamento de outros dois recursos contra as acusações no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), que podem influenciar na decisão final do TSE.

Se os dois candidatos forem impugnados em decisão final, três cidades do Piauí terão apenas um candidato disputando o cargo de prefeito de seus municípios. Em Olho D’Água do Piauí, o médico Antônio Francisco dos Santos, de 52 anos (PSB) está sozinho na busca pelo seu 4º mandato.

portalodia.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas