TSE: apenas 29,5% dos candidatos cadastrados no PI são mulheres imprimir publicado em: 11 / 08 / 2016

urnaDados parciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados nesta quinta-feira (11), apresentam os perfis dos candidatos às eleições deste ano no Piauí. Os números são referentes aos candidatos que já realizaram os registros de candidatura junto ao órgão.

Segundo o TSE, dos 1.173 candidatos que tiveram suas candidaturas cadastradas apenas 29,5% são mulheres, ou seja, 347 candidatas. A maioria daqueles que disputarão as eleições é homem, um percentual de 70,41%, isto é, 826 candidatos.

O partido com o maior número de candidatos registrados é o Partido Progressista (PP), com 132 pessoas, seguido do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 129, e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 128. Os partidos PT do B e Rede indicou, respectivamente, um candidato nestas eleições.

Os dados informam ainda que a faixa etária dos candidatos é de 40 a 44 anos, com 184 pessoas.  Apenas três, dos 1.173 inscritos, possuem entre 80 a 84 anos; nove deles estão entre 18 e 19 anos. A maioria concorre ao cargo de vereador, até o momento são 1.030 pessoas cadastradas para vagas nas Câmaras Municipais do Estado e 71 disputam as prefeituras do Piauí.

Dentre os candidatos, 786 se declararam pardos, 313 brancos e 69 pretos. Em relação ao estado civil daqueles que se registraram, a maioria é casado, 709 deles, e 393 estão solteiros.

O prazo para o registro de candidatura termina no próximo dia 15, às 19 horas. Todos os candidatos inscritos vão passar pelo julgamento de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Apenas 25% dos candidatos cadastrados até o momento têm ensino superior

O levantamento do TSE mostra ainda o grau de instrução dos candidatos que tiveram suas candidaturas cadastradas até o momento. Apenas 24,63% dos 1.173 nomes concluíram o ensino superior, 18% têm apenas o ensino fundamental e 4,7% (56 no total) são analfabetos funcionais, ou seja, sabem apenas ler e escrever.

Dos 71 candidatos que concorrem ao cargo de prefeito nos municípios piauienses, apenas 40 possuem ensino superior completo, três iniciaram o ensino superior, mas não concluíram, 17 possuem apenas o ensino médio, oito têm ensino fundamental completo e dois têm o fundamental incompleto. Um candidato a prefeito no Estado sabe apenas ler e escrever, sem, contudo, possui nenhum de grau de instrução.

Dos 72 candidatos a vice-prefeito que tiveram candidaturas cadastradas até o momento, apenas 22 têm ensino médio e ensino superior completo, cinco não concluíram o ensino superior, um não concluiu o ensino médio, 10 têm ensino fundamental completo e nove têm ensino fundamental incompleto. Três candidatos a vice apenas leem e escrever.

Já das 227 candidaturas a vereador cadastrados até o momento pelo TSE no Piauí, 227 candidatos têm ensino superior completo, 30 não concluíram o ensino superior, 321 possuem ensino médio completo, 44 não chegaram a encerra o ensino médio, 194 concluíram o ensino fundamental e 162 não concluíram. 52 candidatos a vereador nos municípios piauienses sabem apenas ler e escrever.

Ocupação

Os dados do TSE revelam ainda que a ocupação que aparece com mais frequência nos registros de candidatura no Piauí é a de agricultor. 181 candidatos informaram trabalhar na Agricultura no Estado. Outros 69 são trabalhadores rurais, 72 são servidores municipais e 131 já exercem o cargo de vereador e tentam uma possível reeleição.

portalodia.com


PDF pagePrint page

PARTICIPE

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas